segunda-feira, 23 de janeiro de 2006

A Vida Como Ela É

Você recebe o que você pede.

"Como é possível aprender na vida?", "Você precisa aprender a ouvir", "Sim! É isso mesmo, eu preciso aprender a ouvir os outros", "Não, você precisa aprender a ouvir a si mesmo".

Querida(o) Amiga(o),

No mundo perfeito todos os colaboradores (eu não SUPORTO esse termo) recebem aumento de salário sem pedir por ele e todos os clientes compram da sua empresa sem você precisar sair de trás do seu messenger. No mundo perfeito todo mundo lembra do aniversário de alguém antes da data, todo mundo percebe sozinho tudo o que você oferece, todo mundo ganha beijos sem dar carinho.

No mundo perfeito, você recebe tudo sem precisar pedir nada, mas, infelizmente, você tem que morrer para viver por lá, porque FELIZMENTE, você vive no mundo IMPERFEITO!!!

E no mundo IMPERFEITO - essa MARAVILHA chamado Planeta Terra - você recebe o que você PEDE. Somente aqueles que colocam o chefe EDUCADAMENTE contra a parede EMBASADOS DE FUNDAMENTOS recebem aumento de salário. Somente aqueles que ligam para os seus clientes e mostram ENTUSIASMO em querer fechar uma venda fecham uma venda. Somente aqueles que são ATIVISTAS e tem um plano de ação para lembrar os clientes sobre cada produto que vendem uma vez de cada vez são percebidos por tudo que oferecem.


Nessa vida, nesse maravilhoso mundo imperfeito, que você veio aperfeiçoar, você recebe SOMENTE aquilo que você pede, somente aquilo que você REALMENTE quer, o quê eu considero: MA-RA-VI-LHO-SO Eu não quero nada de mão beijada nessa vida. Eu não quero tirar pedido! Eu não quero mesada, eu não quero mensalão, eu não quero medalha.

Eu quero tudo por MERECIMENTO baseado na melhor MERITOCRACIA do mundo: o meu TRABALHO. Talvez você não estivesse lendo hoje a minha mensagem, se em 1978, Bill Gates e sua trupe de hippies barbados e sujos não tivessem batido na porta da corporativa IBM pedindo para serem os CARAS que fariam o sistema operacional que a gigante tanto procurava para incorporar no primeiro IBM PC que iria revolucionar o mundo para sempre.

Talvez você nunca viesse a ver a Terra do espaço (algo que um dia você vai fazer com a ajuda da Virgin Galactic), se em 1962, Richard Branson, fundador da Virgin, não tivesse batido na porta do famoso filósofo francês Jean-Paul Sarte chamando-o para ser um dos colunistas do jornalzinho sem-vergonha que Branson acabara de criar do nada no dormitório da sua faculdade. Nessa vida tudo que eu tenho eu consegui porque eu PEDI. Ninguém deu, ninguém dá. E é isso mesmo, e eu espero que continue assim.

É claro, eventualmente, o teu telefone vai tocar, a turma dos galãs irá te chamar, a grande empresa, a famosa gravadora, a editora global, mas isso só acontece se você pediu antes. Você mandou dois buques de flores, três caixas de chocolate, não teve retorno, e agora você está em dúvida se deve ligar para saber o quê o cara achou? LIGA!!!

Você deixou dois recados na secretária eletrônica do cara, três e-mails foram enviados para cobrar aquela proposta, ninguém ligou de volta, você está em dúvida se deve ligar? LIGA!!!! AGORA!!!! Você quer liderar aquele projeto fantástico mas ninguém disse que você pode fazer, você está em dúvida se deve pedir, PEDE!!!! AGORA!!! "Eu... ligar para o cara que apareceu na revista para perguntar se ele quer fazer negócios comigo?", SIM!!!, você, AGORA, não interessa se o cara apareceu na revista, LIGA, AGORA!

Ninguém faz, o cara tá lá, sozinho, o telefone dele não toca, LIGA!!!! AGORA!!! O que você REALMENTE quer? De quem? PEDE!!!! AGORA!!!! "Ah, mas eu tenho medo...", NÃO!!!! Você NÃO TEM medo!!!! Você simplesmente não tem o HÁBITO de fazer isso. Faça uma, faça duas, faça três, e pronto, você tem o HÁBITO. PEDE!! AGORA!!!! Eu peço, ele pede, nós pedimos, eles pedem. Na dúvida, PEÇA!!! Alguém já te deu muitos descontos e você não sabe se deve pedir mais? PEÇA!!! O seu papel na reunião que ainda vai durar uma hora já terminou, você está em dúvida se deve pedir para sair da reunião para trabalhar em algo mais produtivo? PEÇA!!!

Meses atrás, semanas antes de Peter Drucker morrer, um jornalista perguntou a ele, "Mr. Drucker, qual é o legado que você vai deixar para a humanidade?", Peter Drucker pensou, pensou e disse, "Eu vivi uma vida onde eu fiz o que eu acredito ter sido a coisa certa". Qual é a coisa certa? PEDIR!!!! Pedir pelo que você REALMENTE quer. Seja o que for para quem for onde for quando for. Marcelo, um amigo, fechou o melhor negócio da vida dele porque ele simplesmente ligou para o cara na hora que ninguém liga no dia que ninguém liga para falar o que ninguém tem o HÁBITO de falar, "Sr. Cliente-Muito-Importante, Você tem 5 minutos para ouvir algo sobre a sua empresa que você não sabe?".

Os marketeiros torram o dinheiro da empresa para fazer folhetos multi-páginas-multi-coloridos-muito-fotos-multi-grossos mas esquecem de colocar no final do folheto uma pergunta, uma provocação, um cartão-resposta PEDINDO ao cliente para DIZER o que ele quer fazer e quando.

Os vendedores cansam o cliente com apresentações SONOLENTAS sobre benefícios, características, novidades-velhas, blá-blá-blá mas esquecem de terminar a conversa PEDINDO ao cliente uma DATA, um HORÁRIO para fechar o negócio. O que você REALMENTE quer? PEÇA!!! Eu tenho mais o que fazer, eu vou esquecer de você, eu vou esquecer dos seus produtos, propostas, e objetivos de vida, portanto, PEÇA!!! PEÇA!!! PEÇA!!!

Encare a realidade do mundo imperfeito, ninguém lembra de você, e do que você disse, portanto, levante a mão, e PEÇA o que você quer!!! AGORA!!!

NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA!

Nenhum comentário: