domingo, 8 de julho de 2007

A impaciente atitude de ser curioso.
Todos os dias alguém me diz que eu estou pregando no deserto. É verdade, eu sou um idiota sonhador que prega para os ventos. Eu sei que ninguém muda a estrutura de nada, ninguém muda o "status quo" das coisas, ninguém transforma o legado do mundo; as mudanças acontecem porque a pregação é tamanha que come o legado; avança sobre o "status quo" e engole a estrutura. Ninguém dá poder para ninguém, você simplesmente conquista! É exatamente isso que eu faço.


Querida(o) Amiga(o),


"E aí, quais são as novas?", "Nenhuma! As novas são as velhas. Inclusive, eu sugiro a você parar de falar sobre as novidades e começar a falar sobre as velharias. Quanto mais novidades você conhece, mais travado você fica. Você perde o seu tempo querendo estar a frente de tudo, mas no final do dia você está atrasado nas poucas coisas que você tem para fazer. O velho ainda é novo para você. Agenda, Processo, Sistema, Tecnologia, Chefe, Livros, Produtos, Dinheiro, por que usar um software de Customer Relationship Management se nem a agenda de papel você domina?


SENSO DE URGÊNCIA é sobre a impaciente atitude de ser curioso. "Eu não acredito que nós já chegamos no X da questão quando o assunto é Fanta", afirmou com convicção Mary Minnick atual Presidenta (Você pensa que não existe essa palavra? Existe! Elas merecem) Mundial de Marketing da Coca-Cola para os top marketeiros da empresa na última conferência em Istambul, "Eu acredito que nós ainda nem arranhamos a superfície do que possa ser o perfil do nosso Cliente. Nós precisamos redefinir a visão que temos para os produtos Fanta, deve haver algo além de "Fanta é Divertida". De volta ao trabalho!" Fanta é Divertida!!!??? É brincadeira? O cara ganha milhares de dólares, torra outros milhões, tem MBA e Experiência nas costas, e a profundidade máxima onde o cara consegue chegar é "Fanta é Divertida"??? QUE LIXO!!!! QUE LIXO!!! QUE LIXO!!! Que gente preguiçosa!!!


Não existe nada mais velho do que investigar a Vida e nada mais novo do que curtir a superficialidade dos fatos. Mas será que tamanha franqueza é demais para você? É muita grosseria da minha parte chamar o trabalho de alguém de "lixo"? Existe sempre alguma coisa boa em tudo? Existe sempre alguma coisa a aprender em qualquer palestra em qualquer livro em qualquer lugar? Existe sempre o Yin Yan em todas as coisas, inclusive na cocaína, no estupro, e no assassinato? Será que o melhor que eu tenho a fazer nesse caso é tirar do bolso alguma técnica de relacionamento interpessoal que possa me ajudar a me relacionar melhor com o cidadão ao invés de expressar a Verdade que eu conheço? Deveria eu analisar aqui o "balanço e a economia de carícias que o cidadão teve na adolescência" ao invés de falar sobre responsabilidade? Deveria eu analisar os "estados do Eu" inclusive os meus ao invés de exigir criatividade? Deveria eu analisar a "estruturação da personalidade do indivíduo" ao invés de confrontar as mais inconfortáveis questões? Deveria eu aprender sobre o "enquadramento do conjunto das teorias psicológicas que levam o cara a se auto-conhecer" ao invés de dizer que o dinheiro acabou? Não, eu não faço parte dessa escolinha que dita a lição nos 45 minutos iniciais e toma a tabuada nos 5 minutos finais.
Na minha escola a lição começa com as perguntas e termina com o confronto. "Como fazer Planejamento Estratégico em 7 lições" vira "Onde você quer levar a sua empresa no futuro próximo?"; "Como evitar que uma pessoa faça algo errado em 5 passos" vira "O que levou você a tomar uma decisão como essa?"; "Como conquistar novos mercados em 10 etapas" vira "Você tem algum plano para invadir o mercado XYZ que está pegando fogo nesse momento?"; "Os 7 hábitos eficazes do profissional inovador" vira "Qual foi a sua maior decepção profissional?"; "25 Mandamentos sobre como olhar o peixe e fritar o gato sem decepcionar a nenhum dos dois" vira "Qual é o mercado que temos que passar longe?" Qual é a habilidade, ferramenta, capacidade, competência, atitude, conhecimento, experiência, tecnologia (chame como quiser) que todo Profissional+Ser Humano que quer mudar o mundo através do seu Trabalho precisa dominar?


A impaciente atitude de ser curioso para NUNCA SE AFASTAR DE UM CONFLITO. Confrontar a autoridade de qualquer um, ser inconformado com qualquer situação, investigar todas as questões que chegam a você, fazer follow-up em feedback, encontrar tempo para conversar com aqueles que querem enfrentá-lo sobre algo controverso, essa é a agenda de quem tem Senso de Urgência. Soa grosso, soa rude, soa bravo, eu não me importo. Você precisa ouvir. Entre você e o colega ao seu lado existem dezenas de coisas para serem feitas que ninguém está fazendo. O plano estratégico da empresa está desatualizado. O plano de carreira minguou. O desenvolvimento de competências está incompetente. Ninguém imagina de verdade o quanto grande poderia ser o departamento de vendas onde você trabalha; somente você. Seja impacientemente curioso, pare de questionar os outros, questione os seus próprios paradigmas! Você precisa de apenas 45 minutos para colocar no papel a Descrição do seu Cargo. Você precisa de apenas 30 minutos para discutir com o seu chefe ou funcionário os dois tópicos mais importantes da agenda para os próximos três dias. Você precisa de apenas 10 minutos para virar o web site do seu Cliente pelo avesso e descobrir o próximo argumento de vendas relevante. Você precisa de apenas 15 minutos para se preparar para confrontar uma situação emocional adversa.


Duvida? Como você poderia saber se não tiver a impaciente atitude de ser curioso, certo?