quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Panelaço em Londrina

Recado aos paneleiros de plantão: enquanto organizam o tal panelaço, num certo dia, em local e hora ainda em discussão, Brasília e o PT promovem a resposta: a volta da CPMF.
Se alguém em sã consciência acredita que o som das panelas vai produzir algum efeito, tenha essa certeza: vai sim... os politicanos vão responder com mais impostos, mais tarifas e taxas para estrangular mais ainda a nossa vida, “meros cidadãos", e facilitar mais e mais ainda a vida deles, sultãoneiros e marajóides do bem estar “deles” e da própria sofisticação.
A infelicidade de todos é proporcionada pela falta de entendimento de uma maioria que vota cegamente, enganada pelos malandrucos do páreo.
Assim continuamos ludibriados e roubados: prometem sonhos dourados enquanto roubam nossa paz, nossa saúde e nosso dinheiro.
Resta-nos bater colheres de pau em panelas ocas... mas de nada adianta o som dessas panelas se as próximas urnas reconduzirem uns e outros aos mesmos cargos...
Até quando?

Dois Paranás

Eu já disse várias vezes e volto a dizer: o Paraná são dois estados!!!
Um, que fica no sul e funciona em sincronia perfeita (?) com a capital e arredores. Tudo lá é feito para lá, somente. Não para cá, muito menos para ná!!!
Outro, que fica no Norte, é independente. Toma suas próprias decisões (naquilo que é possível) e segue seu rumo, apesar da ligação político-dependente com esse "apêndice" que é o sul.
Já passou da hora de "dividir essa divergência" de interesses, essa dispersão de ideias (odiei a "ideia" de escrever "idéia" sem acento, de acordo com a nova regra ortográfica!) e esse desencontro cultural. Nós, daqui do norte, somos muito mais São Paulo do que Paraná. Na verdade, acabamos por nem ser do Paraná e muito menos de São Paulo!!! Isso se "ser Paraná" significar algo relacionado com o sul... porque "ser Paraná" pode muito bem ser ter os pés vermelhos... porque não???
Por isso mesmo, eu digo: chega!
E a geografia indica o caminho... existe uma serra que nos divide e nos separa histórica e culturalmente (além do óbvio: geograficamente). Essa serra faz toda a diferença... além do que "eles" nem gostam de nós mesmo... (para comprovar isso: tente localizar em Curitiba uma placa sequer com a indicação da saída para "Londrina". Não há! A única indicação é "Norte do Paraná" - o que mostra que, lá na capital, Londrina não existe... o que existe - para eles - é uma região separada com algumas cidades que eles nem se dão o trabalho de nominar) e nem fazemos questão de ser "gostados" por eles... eles que fiquem com seu frio e suas coxas brancas, mais próximos dos barrigas verdes... deixem nós ficarmos com nossos pés vermelhos, encardidos desse barro; deixe-nos aqui com nosso sol e nosso calor, nossos hábitos e costumes, mas com nossa autonomia e independência... deixem que tomemos nosso rumo, nossas decisões, levemos nossos tropeços e com eles aprendamos a caminhar sozinhos rumo ao futuro certo e inevitável...