segunda-feira, 17 de novembro de 2003

"FAST AND FURIOUS / 2FAST AND 2FURIOUS"

Essas são minhas impressões e opinião sobre o filme "Velozes e Furiosos" e sua continuação!
A idéia é muito boa. Empolgante, automóveis, música, mulheres, racha, "tunning" são assuntos que promovem boas imagens e grandes emoções. Ainda mais em se tratando de uma industria cinematográfica repleta de recursos para efeitos especiais.
O primeiro filme tem uma história muito "original", se é que existe algo de original no cinema de bilheteria hoje em dia. O filme caminha bem. Peca pelo desempenho dos atores. O "mocinho" é muito "sem jeito". Apesar de tido como bonitinho pelas menininhas, falta a ele desenvoltura para se tornar, naturalmente, o herói do filme e o vilão no filnal, quando vem o gancho para a segunda parte. Ele é comportado demais, suas atitudes deixam a desejar.
Com eu disse, gostei da história, mas se tivessem melhores atores, com mais "bagagem", o filme teria muito mais a mostrar.
Quanto aos efeitos especiais, nota 9, porque 10 é para poucos! Achei fantásticos os efeitos no primeiro racha, durante a corrida, com ultrapassagens, etc. Quem não viu o filme, vale por esse racha. As cenas dos Hondas passando por debaixo das carretas também são fantásticas. No Dvd tem uma "demonstração" muito fraquinha de como "montar" um carro como aqueles do filme. Muito fraquinha, porque é feito por uma atriz tipo filme pornô X um cara babacão que não tem nada a ver com ela - ficou ridículo! Deveria ter optado por uma ou outra coisa - ou põe a estrela pornô com seus "comentários de loira", junto com um musculoso, também pornô, ou põe dois nerds de Harvard para fazerem as apresentações.
Tudo isso mostra como a produção é fraca, feita por ou por por pessoas que não tem bom senso nenhum. Uma pena, pois o assunto muito estimula aqueles que gostam de carros, tunnings, etc.
A segunda parte, então "MAIS VELOZES E MAIS FURIOSOS" - aí estragaram de vez, o enredo é imbecil, o filme perdeu tudo de bom que tinha no primeiro (que já era pouco). Até em efeitos especiais, que deveria ser melhor que o primeiro, é no máximo igual. As cenas da corrida pelas ruas são boas, mas inverossímeis. O argumento é pobre, e enfiaram uma cena de violência estúpida e desnecessária, que faz com que, nós, pais de adolescentes, pensemos duas vezes antes de deixar nossos filhos assistirem esse filme. Completamente desnecessário. O imbecil do produtor estragou tudo. O que poderia ser muito melhor, com mais corridas, valorizar um pouco mais os "american muscles" - carros americanos - (sim, porque o filme valoriza somente os carros orientais, com sua parafernália eletrônica, em "detrimento" dos grandes V8 americanos, igualmente - senão mais - possantes e poderosos).
É uma pena. Eu comprei o Dvd do primeiro filme, para minha Dvdteca, mas o segundo, não vale a pena disperdiçar meus reais. Mal vale o dinheiro da locação na locadora...
Mas, se você gosta de carros bonitos, velocidade e mulheres... vale como divertimento e passatempo para um sabadão à tarde!!!