terça-feira, 11 de novembro de 2003

UM PA�S A SER DESCOBERTO

Meus Caros,

Tenho vivido nos Estados Unidos da América nos últimos três anos e desde o primeiro dia pensei como seria interessante procurar descobrir as razões que fazem deste paí­s o que ele é. Para mim, portanto, a América ainda está por ser descoberta. Não tenho muito tempo para pesquisas profundas, mas tenho a curiosidade de interrogar os nativos sobre qualquer assunto.

O Americano em geral é uma pessoa simples, simplória mesmo. Tenho a oportunidade de trabalhar com pessoas que possuem um grau de educação universitário (muitas vezes com cursos de especialização) e, certa vez perguntei a uma dessas pessoas para que me explicasse porque existem condados.

Sim, você sabe que a América possui os estados, e os estados são dividos em condados, e existem também as cidades e bairros. Minhas perguntas foram mais especí­ficas, por que eu sei que pagamos impostos para o condado e que o condado oferece escolas, água tratada, etc... É claro que possuindo uma fonte de renda (imposto) o condado passa a ter obrigações. Logo, o condado tem poder. Mas e a prefeitura? Para que existe o prefeito? Qual o orçamento da prefeitura? Se o condado é responsável pela água, luz, escolas, ... o que sobra para a prefeitura? Não soube responder.

Perguntei a outro se ele entendia que o povo americano não vota diretamente para o presidente, mas sim que os votos são contados por partido para eleger os membros do colégio eleitoral que então votam no presidente? Disse ele que isso era histórico, porque no iní­cio da República não era possí­vel coletar o voto de todo o povo, então eles elegiam um colégio de representantes que viajavam até a capital do paí­s para lá colocarem seus votos. Perguntei então se hoje em dia isso ainda fazia sentido? Já que não mais se anda no lombo do cavalo até a capital para votar, qual o papel do colégio eleitoral hoje? Sem resposta.

Ainda outro dia comentei com um colega de trabalho como estava frio. "Congelante" (freezing) disse eu, pois a temperatura estava em 32 graus Farenheit (zero Celcius). Perguntei então se ele poderia me dizer o que significa zero na escala Farenheit, uma vez que na escala Celcius, zero é definido pela temperatura de congelamento da água. Sem resposta.

Que posso lhes dizer então? Eu estou tentando descobrir a América, mas ainda não tenho muitas respostas. Os próprios americanos também não sabem. Bem, talvez eu esteja procurando do lado errado.

Vou tentar em outros artigos relatar outros assuntos de minhas descobertas e compartilhar com vocês esta esperiência de estar em terra estranha.