quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Medalha de Prata

Nem todo mundo quer mudar o mundo, muito menos mudar o seu jeito de ser. Nem todo mundo quer ganhar 1 milhão de reais por ano, muito menos deixar de comprar o que não precisa. Nem todo mundo quer competir pela medalha de ouro, muito menos treinar além dos outros. Nem todo mundo gosta de política, muito menos falar em público. Nem todo mundo quer chegar a lugar algum, muito menos viver 100 anos.




Querida(o) Amiga(o),

A empresa tem 20 anos de história. 200 funcionários. Familiar. Os diretores: pai e filhos, irmãos e irmãs. Um deles é técnico, esforçado, trabalha aos domingos se preciso for, não terminou a faculdade, não gosta de cursos e não lê sobre negócios, não promove a criatividade entre os seus funcionários e muito menos exige garra da sua turma, delegar tarefas não é sua praia. O outro é super disciplinado e exigente, sistemático ao extremo cria panacéias e sistemas complexos que demandam investimentos desnecessários e não levam ninguém a lugar algum. A diretora é prática e rápida, mas falta serenidade e paciência para liderar pessoas, disciplina e experiência para lidar com todas as coisas que tem que ser feitas. A outra é generosa, mãezona, tem experiência internacional, mas não cobra resultados, não enfrenta a realidade, vive em um mundo de fantasias.
Antes que você se assuste, eu não estou falando sobre a sua empresa.
Qualquer semelhança é mera coincidência... Como nós resolvemos esse problema?
O quê fazer quando "adultos", ou melhor, crianças-grandes com diferentes personalidades se enfrentam na defesa dos seus "brinquedinhos" territoriais?
Bem, você poderia pensar que esse tipo de comportamento e atitude existe apenas em empresas familiares brasileiras e não dentro dos escritórios das multinacionais como HP, Petrobras, General Motors ou Nestlé. Engano seu. Seres Humanos são Seres Humanos em todos os lugares, o pacote vem completo seja na Vila Nova Conceição ou no Jardim Peri Peri.
Por que então algumas empresas são mais bem-sucedidas do que outras? Por que o capitalismo, o empreendedorismo e a inovação florescem em algumas empresas enquanto em outras mal consegue se sustentar? A diferença está na busca da eterna instabilidade. A inovação floresce onde existe um Objetivo. E quando atingido esse Objetivo, nós perseguimos outro Objetivo independente das vontades mesquinhas ou pessoais de cada um. O Caos é o nosso único universo, a nossa única música e fonte de inspiração! Onde o empreendedorismo floresce existe um Objetivo maior do que as pessoas, onde a mediocridade prevalece existe "gente ocupada" e preocupada com a saúde do próprio umbigo; pessoas que passam o dia inteiro olhando para o monitor de um computador sem necessariamente atingir um objetivo profissional concreto. Onde o empreendedorismo floresce existe um Herói, um Ser Humano de verdade, um Cidadão do bem e de bem que em um determinado momento resolve tomar a iniciativa de juntar os seus pares em uma sala de reunião para estressar o que for necessário estressar para falar sobre "Onde nós queremos chegar?" e não sobre "Como nós devemos fazer as coisas".
Ao invés de discutir o quanto temos que treinar, onde temos que treinar, quantas horas temos que treinar, que capacitação temos que ter para competir, ou mesmo se gabar sobre o quanto o nosso tempo está bom durante os treinos, o Herói pergunta "Por que estamos treinando tanto? Que competição queremos vencer? Qual medalha de ouro queremos conquistar?". Ao invés de defender o uso do avião, carro ou transporte marítimo, o Empreendedor pergunta "Por que estamos discutindo o meio de transporte? Qual é o país que queremos conquistar?". O Herói combate a complacência! Qualquer conversa fiada sobre diferenças nas relações interpessoais e falta de motivação termina quando nos perguntamos qual é o Objetivo que queremos alcançar. O melhor do Ser Humano aparece quando o Melhor Objetivo é definido, o pior quando não sabemos onde queremos chegar. Se você vive perto de alguém que se contenta com a medalha de prata ou está feliz com os objetivos que atingiu, o seu trabalho é definir um novo objetivo que envolva a participação do cidadão mesmo que ele não queira. Alguém tem que puxar a carroça! Nem todo mundo quer ganhar a medalha de ouro, falar em público ou viver 100 anos; levar uma vida tranquila e discreta é o objetivo de vida da grande maioria das pessoas, mas não é o meu, espero que não seja o seu. Não tem nada de divertido em trabalhar em um lugar dirigido por alguém que tem pouca ambição. Esse tipo de mentalidade influencia a maneira que o cidadão contrata pessoas, gerencia pessoas, promove a empresa, lidera os processos. Os ativistas dos direitos humanos dos pequenos empresários fazem tudo que podem para evitar a expansão da Wal-Mart. Segundo eles, onde a gigante se instala, os pequenos empresários quebram. Mas a grande verdade é: os pequenos quebram porque eles fazem a mesma coisa há décadas se recusando a mudar e oferecer algo diferente para os seus Clientes. Eles não tem ambição o suficiente para oferecer serviços dignos de medalhistas de ouro e muito menos humildade para encontrar um nicho de mercado onde possam ser diferentes da gigante.
Eu espero que o mundo do Trabalho seja cada vez mais competitivo. Eu espero que a Wal-Mart dobre de tamanho nos próximos 10 anos e destrua os preguiçosos. Eu espero que os R$ 100 milhões de reais que o Submarino fatura POR MÊS hoje se transforme no faturamento por dia em 5 anos. Eu espero que a Lei da Cidade Limpa que a prefeitura implementou em São Paulo seja levada para todo o Brasil e varra de uma vez por todas a propaganda de massa das nossas Vidas.
Quem vai trazer a Tivo para o Brasil???!!!
Eu espero que tudo isso aconteça para que você possa ser mais Generoso com aqueles que te cercam. Quando a competição estressar, quando for extremamente difícil se diferenciar dos milhares de profissionais parecidos com você, o punhado de Clientes, funcionários e fornecedores passarão a valer muito mais do que você imagina. Eu espero que tudo isso aconteça o mais rápido possível para que o Ser Humano se torne o verdadeiro diferencial do mundo dos negócios.
O mundo dos negócios é um jogo.
Você tem que vencer todos os dias.
Você precisa Pensar (300!) e não apenas acreditar (The Secret), ler dados e fatos (Tecnologia) e não feelings e sensações (Misticismo), você precisa desafiar os paradigmas, quebrar as teorias e se tornar adulto.