sábado, 2 de junho de 2007

Até os deuses estendem a mão para o Audacioso


ENCARE A REALIDADE! Ninguém deve nada para você. O que você alcança na Vida está diretamente relacionado com o quê você faz ou deixa de fazer. NADA É SAGRADO! Você pode mudar tudo na sua vida para melhor ou para pior quando você quiser. Desculpas são para perdedores! Aqueles que assumem a responsabilidade pela vida que tem são os reais vencedores nessa Vida. Vencedores enfrentam os desafios, mesmo sabendo que não existe nenhuma garantia de ser bem-sucedido.


Querida(o) Amiga(o),


Eu quero compartilhar com você a melhor declaração sobre empreendedorismo, amor próprio, auto-estima, convicção e vontade de vencer que eu ouvi nos últimos tempos. "A maneira tradicional de encarar a exploração do espaço tem sido carregar todo o combustível que você precisa para trazer os astronautas de volta em caso de emergência. Mas para conseguir chegar mais longe, nós precisamos ser mais arrojados. A primeira equipe de expedição precisa viajar até a Lua sem o combustível necessário para retornar a Terra, e produzi-lo por lá. Nós podemos fazer isso em 7 anos, e eu pretendo liderar essa expedição. Houve um tempo em que as pessoas faziam coisas arrojadas para abrir novas fronteiras. Nós coletivamente esquecemos de fazer isso.


Hoje nós vivemos um momento em que precisamos ser novamente arrojados." Bill Stone, explorador, 11 de Março na TED Conference. Quando eu ouvi essa declaração pela primeira vez dias atrás eu fiquei arrepiado. Pegar um foguete sem combustível para voltar?!!! É por isso que eu e o Andróide da Johnnie Walker somos FÃS DO SER HUMANO!!! Ele, como eu, não vemos a hora de sentir medo, insegurança, dor, problemas, dúvidas, tristezas e arrepios nas nossas Vidas. Robô é aquele que foge desses sentimentos! Nesse mundo tão cheio de seguros de vida, carro, casa, status, emprego, telefone, saúde, carteiras de trabalho e sistemas de senhas fortes e segurança criptografada, alguém vai se tornar SER HUMANHO, furar as amarras da mediocridade, embarcar na aventura de seguir as suas próprias convicções, fatos e trabalho. A beleza da declaração de Bill Stone vai além da coragem de se arriscar. O melhor está no fato de assumir os riscos do projeto, a frente da própria batalha, a responsabilidade pelos próprios erros (se acontecerem), a cobaia da sua própria idéia. "Se alguém tiver que arriscar alguma coisa, que seja eu; se alguém tiver que morrer por alguma coisa, que seja eu; viva pelas suas próprias convicções, nunca peça para alguém fazer algo que você mesmo não faria, não explore as outras pessoas, não arrisque o pescoço dos outros, não pise no calo de ninguém, não se aproveite da ingênuidade das angústias e das inseguranças das outras pessoas para lucrar sozinho; pague todos os impostos, nunca peça para alguém trazer água para você, levante-se e vai buscar, experimente o seu próprio vinho, seja cliente da sua própria empresa; "desafie todos os deuses, por que se existir algum, ele espera que você seja audacioso, e não um medroso, ele te espera no completo desconhecido, e não no céu azul", minha lápide, 1960 ∞ 2069.


Dias atrás alguém me perguntou, "A equipe de vendas da minha empresa está acomodada. Os caras viraram tiradores de pedido. Eu não consigo fazê-los trabalhar proativamente, vender novos produtos para novos clientes de novas maneiras. O que eu devo fazer? Mandar todos embora e contratar uma nova equipe?", "Quem é o gerente dessa turma? Quem é o responsável por essas Vidas?", perguntei, "Se você tiver que mandar alguém embora, mande embora o gerente. Se a turma está acomodada, é porque o gerente está acomodado. Se falta audácia na equipe, falta audácia no líder. Fora com o gerente!". Quem é o responsável pela queda de vendas na sua empresa? O mercado, o Lula, o dólar, o prefeito, o síndico, a equipe de vendas, o sistema de informática que trava todos os dias, o crédito que não sai, o estoque que não baixa, a importação que não chega? BESTEIRA!!! QUEM É O RESPONSÁVEL PELA BADERNA?!!! Pare de ser complacente com a equipe, encontre o indivíduo, a causa do problema, o problema. ENCARE A REALIDADE!


Quando o Legacy derrubou o avião da Gol meses atrás, especialistas de todos os tipos apareceram na televisão, internet e blá blá blá responsabilizando uma "série de erros" pelo acidente. "É impossível determinar a causa do problema. Em casos como esse, uma coisa leva a outra" afirmou alguns letrados, É MESMO EINSTEIN??! BESTEIRA!!! Eu posso até engolir a filosofia da causa e efeito e ação e reação, mas a questão é QUEM FOI O RESPONSÁVEL? O problema não está na equipe de controladores de vôo de todo o Brasil, o problema está em UM único controlador; o aparelho do Legacy que detecta outras aeronaves quando estiverem próximas não foi desligado pelos EUA, mas por um único americano preguiçoso. Quem foi ele? Mas, eu não quero resolver o problema do Legacy, eu tenho certeza que pessoas mais competentes estão engajadas, comprometidas, e não vão esquecer de fazer valer a lei para os responsáveis pelo acidente.
Eu quero resolver o problema da tua empresa. Ou melhor, quem é o responsável por resolver o problema da tua empresa? Ou melhor, quais são os problemas da tua empresa? Você sabe? Tem certeza? De cabeça não vale. Cadê o papel com os problemas da tua empresa escritos nele? Talvez você já tenha ouvido alguém dizer algo parecido com "Está difícil tirar as idéias do papel e colocar em prática", BESTEIRA!!!! Eu não conheço ninguém que tenha colocado as idéias no papel e não colocado em prática. Mas eu conheço CENTENAS DE PESSOAS que não colocam suas idéias em prática porque NUNCA colocaram as idéias no papel. Como você pode saber o quê fazer, quando fazer, porque fazer, se vale a pena fazer, e o quê vem antes do quê, se você fica guardando dentro de você? Eu sei que as vezes você é um cara muito ocupado na posição de gerente de vendas, mas quem é o responsavél pelo problema de vender novos produtos para novos clientes de novas maneiras? Eu sei que as vezes você é um cara muito ocupado na posição de diretor de marketing, mas quem é o responsável por consolidar os diferenciais da empresa? Eu sei que você é uma pessoa muita ocupada como gerente de recursos humanos, mas quem é responsável por ensinar ética e criatividade para todos os funcionários? Eu não sei sobre você mas eu posso falar sobre mim. A minha lápide já está escrita. Eu não quero que ninguém faça nada por mim. Eu faço as minhas próprias ligações, eu tiro os meus próprios relatórios, eu tenho as minhas próprias interpretações. Eu sou responsável por X números de projetos e estou disposto e ser mandado embora (se não trouxer resultados) ou ser bem recompensado por eles.


Você está pronto para viver no mundo dos Seres Humanos?


NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA.