sexta-feira, 5 de dezembro de 2003

Pobre, Esperto e com um profundo Desejo de crescer.

�A diferença entre o possível e o impossível depende da determinação de uma pessoa.� Autor desconhecido.

Prezados Amigos (as),

Existe uma grande publicidade aí fora sobre contratar profissionais com MBA, mas eu acredito que muito mais importante do que procurar por profissionais com MBA, você deve procurar por profissionais com um alto grau de PED (Pobre, Esperto e com um profundo Desejo de crescer).

Se você olhar no dicionário, a palavra desejo é sinônimo de Anseio, Fome, Aspiração e Ambição. Desejo motivou inventores como Thomas Edison a inventar a lâmpada depois de centenas de tentativas mal-sucedidas, Desejo manteve Silvio Santos como camelô por vários anos até ele se tornar um dos mais bem-sucedidos empresários do Brasil. Pessoas com um profundo Desejo de crescer são pessoas que possuem a coragem e determinação de perseguir os seus objetivos mesmo quando são criticadas, ridicularizadas e trabalham em condições não favoráveis. Inclusive, as dificuldades só alimentam ainda mais o desejo dessas pessoas em atingir grandes objetivos.

Quando uma oportunidade de contratação aparecer, comece por promover os profissionais que já trabalham na sua empresa. Entre um profissional com alto grau de MBA e um profissional com um profundo Desejo de crescer, fique com a segunda opção (é claro que esse tipo de profissional um dia também terá o desejo de fazer um MBA). Escolha pessoas pelo que elas FAZEM, e não pelo que elas são.

O crescimento de uma pessoa não vem de fora para dentro, mas de dentro para fora. A vida só melhora quando você FAZ coisas. Procure por pessoas que possuam um apetite desenvolvido por coisas únicas, diferentes, que se expõem a situações que as fazem se desafiar como seres humanos. Uma das melhores maneiras de se tornar uma pessoa acima-da-média é seguir o seguinte conselho “Faça algo todos os dias que você não gosta de fazer�. Lembre-se que os Vencedores são aqueles (exemplo Silvio Santos) que estão ansiosos por fazer coisas que os perdedores se recusam a fazer.

Quando você sai da sua zona de conforto, oportunidades adicionais sempre aparecem. Livre-se da rotina, repetição, apatia e falta de desafios. Questione-se todos os dias “O que mais eu posso ser ? O que mais eu posso fazer para ajudar a minha empresa a crescer ? O que mais eu posso fazer pela minha família e pela minha comunidade, pelo meu país ?�

Seja humilde. Você nasceu para aprender, você nasceu para mudar, você nasceu para transformar as coisas.

Não importa o que aconteca a você, mantenha-se Pobre, Esperto e com um profundo Desejo de crescer. Nada menos que isso interessa.