segunda-feira, 17 de maio de 2004

Será possível ganhar a vida sem vender a alma?

“A nossa nação não consegue mais sobreviver metade democrática e metade oligárquica, como não conseguiu sobreviver metade livre e metade escrava”. Autor desconhecido.

Querida Amiga (o),

Eu sei exatamente Quem, Quando, Onde e Quantas pessoas lêem as minhas mensagens todas as semanas. Não é raro, uma vez ou outra, receber e-mails de pessoas que dizem que não conseguem ler a minha mensagem principal porque não têm tempo para ler mensagens longas, apenas mensagens curtas. Às vezes, eu recebo alguns e-mails com pedidos do tipo, “Ou você encurta a sua mensagem ou você me tira da sua lista!”. Para esses casos extremos, eu não penso duas vezes, RETIRO IMEDIATAMENTE o cidadão da minha lista.

Nós não temos tempo para ler um livro de R$ 39,00, mas nós temos tempo para pagar uma faculdade para ler o mesmo livro para nós e cobrar R$ 6.000,00 por ano. Nós não temos tempo para refletir sobre esse mesmo livro com nossos amigos de trabalho, mas nós temos tempo para refletir com aqueles que nós nem conhecemos direito. Nós não temos tempo para perguntar “Por que os nossos resultados estão acontecendo ou não?”, mas nós temos tempo para perguntar “Quais custos vamos cortar hoje?”. Nós não temos tempo para ouvir os nossos clientes, mas nós temos tempo para visitar potenciais clientes. Nós não temos tempo para participar de reuniões estratégicas, mas nós temos tempo para criticar reuniões estratégicas. Nós não temos tempo para ter tempo, mas temos todo o tempo do mundo para ter tempo para tudo.

Nós temos tempo para SURFAR, mas nós não temos tempo para MERGULHAR!

FORA SURFISTAS DA VIDA!!! O lugar de vocês é junto a um controle remoto de televisão que já traz todas as notícias mastigadas, na velocidade e hora que vocês precisam, e com a interpretação e censura dos fatos do jeito que vocês querem ouvir. Afinal, vocês não têm tempo para interpretar nada.

FORA SURFISTAS DA VIDA!!! O lugar de vocês é junto a planilhas de Excel que já trazem todos os dados mastigados, com as fórmulas e macros já preparadas, a espera do clique do seu mouse e das suas tradicionais palavras mágicas: “Vendas, cresça 20%! Custos, reduza 10%!”. Afinal, as coisas irão acontecer sem nem mesmo vocês precisarem se perguntar o PORQUÊ das coisas, mas apenas ao determinar COMO as coisas devem ser feitas.

FORA SURFISTAS DA VIDA!!! O lugar de vocês é no mundo da propaganda de 30 segundos, que diz para vocês o quê comprar, vestir, falar, fazer, ter e ser. Sejam o que os outros querem que vocês sejam! Comprem pipoca de microondas e aluguem o filme na locadora de vídeo, porque o milho demora muito para estourar, e o filme já saiu de cartaz porque vocês não tiveram tempo para assistí-lo no cinema. A propósito, faça tudo isso sentado no seu sofá, afinal vocês não têm tempo para se levantar.

FORA SURFISTAS DA VIDA!!! Leiam apenas as manchetes dos jornais e os títulos dos seus e-mails! Nas suas auto-assinaturas eletrônicas, sigam a moda das iniciais, tal como “LIS”. Afinal, as pessoas com quem vocês provavelmente se relacionam também não prestam atenção ao seu nome, mas apenas ao seu cargo.

FORA SURFISTAS DA VIDA!!! Vocês já venderam a sua alma por muito pouco. Vocês acreditaram que ao colocar a vida de vocês na velocidade da luz, vocês iriam chegar a algum lugar. Não vão. APRENDAM que CRESCIMENTO e RESULTADO VERDADEIRO somente são alcançados depois de reflexões VERDADEIRAS sobre o porquê das coisas serem como são.

Ao SURFAR na vida, vocês não vão chegar a lugar algum, a vida é que vai levar vocês para onde ela quiser. Afinal, vocês venderam a sua alma. O quê vocês esperavam que fosse acontecer?

VIDA LONDA AOS MERGULHADORES DA VIDA!!!!

Que antes de pedir demissão, procuram MERGULHAR na empresa em que trabalham e QUESTIONAR o quê de melhor eles podem fazer com aquilo que têm.

Que antes de responder a uma questão, ESTUDAM, ESTUDAM, ESTUDAM e ESTUDAM mais um pouco para estar preparados para QUESTIONAR com RESPONSABILIDADE o que os outros dizem para fazer.

VIDA LONDA AOS MERGULHADORES DA VIDA!!!!

Que NUNCA param de procurar pela VERDADE, pela CONSCIÊNCIA e pelo SENTIDO DA VIDA que levam. NUNCA NUNCA NUNCA!!!!

Todos os dias você vê pessoas dizendo que apenas 1% do mundo trabalha com aquilo que gosta. Coincidentemente, é exatamente esse o grupo de pessoas mais felizes e mais recompensadas do mundo. Todos sabem disso, todo sabem que aquele que faz o que gosta, faz com paixão, faz bem feito, e prospera.

Mas ao olhar para a vida dessas pessoas, olhe com os olhos de um MERGULHADOR e não com a cabeça de um SURFISTA. Note que em 99,9% dos casos, essas pessoas “bem-sucedidas” não faziam as coisas pensando onde iriam chegar, mas simplesmente MERGULHAVAM fundo naquilo que faziam no DIA em que faziam.

É ao MERGULHAR, MERGULHAR e MERGULHAR na vida, que elas descobriram aquilo que na superfície não era visível.

99% do mundo SURFA acima daquilo que quer ser. Não vê nada à sua frente porque tudo que precisa ver não está no horizonte, mas abaixo dele.

Não hesite em retirar o seu nome da minha lista de mensagens, mas ao fazê-lo, coloque-o em algum lugar onde você possa MERGULHAR na discussão de questões importantes para você.

Eu vim para fazer VOCÊ pensar, e não para PENSAR por você. Se você não tem tempo para isso, você não terá tempo para mais nada na sua vida.

Metade desse país está MERGULHADO onde não deveria estar. Metade desse país está na superfície onde deveria estar. HOJE, nós precisamos da ajuda de TODOS que estão na superfície das suas vidas para MERGULHAR de cabeça no resgate daqueles que estão abaixo do horizonte.

A Igreja, o Estado, a Escola e as Empresas tiveram a sua chance. AGORA é a vez do Ser Humano!

Foi para isso que você veio. Foi para isso que eu vim. E nada menos que isso interessa.