segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Somos todos Astronautas



O Planeta Terra é muito pequeno e muito frágil para a raça humana colocar todos os seus ovos na mesma cesta. Como todos os seres vivos, a mãe-terra um dia morrerá.





Querida(o) Amiga(o),


Está chegando a hora do cidadão comum dar uma volta no espaço. A Virgin Galactic, primeira empresa de turismo aeroespacial, acaba de anunciar o projeto de arquitetura que dará origem ao primeiro spaceport do planeta por onde passarão as "naves" da Virgin. A Virgin Galactic, empresa do Richard Bronson, começa a enviar cidadãos "comuns" ao espaço em 2009. Preço da passagem? US$ 200 mil dólares. Se você tiver esse dinheiro em caixa, e quiser dar uma voltinha até o espaço, visite o site da Virgin e reserve ainda hoje o seu assento.


Quando se fala sobre exploração do espaço, algumas pessoas criticam esse tipo de iniciativa porque acham um absurdo torrar tanto dinheiro para ir até a lua ou algo do gênero quando milhões de pessoas morrem de fome ou sofrem por desemprego no planeta terra. Eu acredito que temos que ir para o espaço doe a quem doer. Se não existe vida em outro planeta, cabe então a raça humana povoá-los. O planetinha que vivemos não suporta e não suportará os bilhões de seres humanos que existem por aqui, e ainda surgirão com suas necessidades maslownianas. Temos que ir para as cabeças. Conquistar o espaço. Ser o ET, ao invés de esperar por eles, e descobrir a origem do universo, e novos lugares para morar.


Se a Espanha e Portugal tivessem esperado até o velho mundo resolver o problema da pobreza na Europa, Ásia e África, ninguém teria descoberto a América. Nós não estaríamos aqui hoje, ninguém teria inventado o computador, a internet, o carro, o avião, a batata-frita e a mulher bonita. Estaríamos todos vivendo apertados no velho mundinho plano imaginado pelos papas corruptos do século quinze. Devemos esperar pela igualdade mundial para avançar um passo? Devemos invadir o país dos pobres e dizer o que é certo fazer?


Nos últimos anos, a África recebeu milhões de dólares em ajuda para sair da lama que se encontra. Resultado: corrupção. Devemos esperar até que os corruptos sumam da face da terra para evoluir? Nem uma coisa nem outra. A humanidade precisa avançar, e quem estiver na frente, quem tiver conhecimento para fazer alguma coisa por alguém deve fazer sem nenhum receio de estar fazendo algo para si mesmo e deixando alguém para trás. Ninguém deve fazer nada por ninguém ou levar algum preguiçoso nas costas. Quem pode, deve avançar, quem tem recursos para levar a humanidade para frente, deve fazê-lo.


A Virgin é a iniciativa privada em ação. Eles vão fazer o quê a NASA em 30 anos não conseguiu fazer em função de governos corruptos, burocráticos, regras ultrapassadas de gestão ou por funcionar como cabide de emprego político para partidos medíocres com causas medíocres. Vamos explorar o espaço sem mexer com os impostos dos contribuintes. Outra iniciativa fantástica que acaba de ser anunciada nos EUA é o projeto Lua 2.0, onde a Google e a Fundação XPrize lançaram um prêmio de 30 milhões de dólares - o maior prêmio da história da humanidade - para aquele que apresentar um projeto de exploração da Lua onde efetivamente colocamos um robozinho para explorar o bairro.


A última vez que o Ser Humano colocou algo na Lua foi em 1976, não voltamos porque a empreitada é muita cara ou complicada demais para os cabeçinhas das estatais. Através desse projeto, Google e XPrize, vão reduzir os custos de exploração da Lua em 90% ou mais. Impensável pelo jeitão estatal de pensar e trabalhar. O prêmio é aberto a todos os seres humanos pensantes do planeta. VOCÊ pode participar. VOCÊ pode ganhar. Organize uma equipe de crânios de boa vontade e apresente o seu projeto. VOCÊ pode ajudar a humanidade a explorar o espaço independente da faculdade que estudou, ou partido político que defende. XPrize é uma fundação privada revolucionária. Eles estão investindo milhões de dólares para criar concursos mundiais onde desafiam o ser humano comum a pensar diferente para resolver os problemas de transporte, saúde, educação e energia que enfrentamos nesse início de século. É bacana assistir as beldades mundiais desfilando pela passarela durante o Miss Universo, mas é igualmente fantástico assistir ao desfile mundial de projetos revolucionários focados em descobrir a cura de alguma doença que mata milhões, ou encontrar alguma nova fonte de energia.


Não seria legal se o Antônio Ermírio, Abilio Diniz, Família Roberto Marinho, Jorge Paulo Lehmann, Sucupira e outros zilionários criassem um concurso que entregasse 10 milhões de reais para aquele que apresentar uma maneira executável de acabar com as favelas no Brasil em 2 anos? Impossível? Não quando você lança a idéia para 200 milhões de pessoas. Viva o Indivíduo, a Iniciativa Privada, a Livre Iniciativa, a Colaboração entre Pessoas de todo o planeta pelo bem da humanidade independente das amarras ridículas criadas por governos patéticos. O Ser Humano explora novas terras desde o dia que o primeiro ser humano colocou os pés na Terra.


A nossa eterna vontade de "evangelizar" os outros, nos levou a sair da África, encontrar a Ásia, a Europa, as Américas, e agora, o universo. Eu adoro olhar o marzão azul, às vezes verde, de Maresias ou Paraty. Eu adoro beber uma boa água gelada, ou fazer uma trilha no meio do matão verde da Mata Atlântica; entretanto, se não tivéssemos que beber água todos os dias, talvez desenvolvessemos a capacidade de voar; se todas as florestas virassem desertos, talvez desenvolvessemos a capacidade de respirar embaixo d'agua.


Quem sabe qual é o potencial do ser humano ou o destino da vida? Ninguém sabe. Mas eu sei que o universo nasceu do caos e da escuridão, o quê me ensina que não devemos viver uma vida baseada em segurança, nem nos prender aos recursos que temos. Nesse momento, na escuridão do universo, milhares de cometas estão colidindo com brilhantes e lindas estrelas, buracos negros estão engolindo planetas e galáxias inteiras.


Há 65 milhões de anos um meteoro com a potência de 67 milhões de bombas de Hiroshima arrasou os dinossauros; há 50 mil anos um meteoro abriu uma cratera de 1,5 quilômetros de diâmetro; em 1908 um meteoro com 50 metros de diâmetro e poder de uma bomba de Hiroshima se incinerou nos céus da Sibéria espalhando restos por mais de mil quilômetros quadrados; em 1972, um meteoro de 3 metros de diâmetro errou a Terra por 80 quilômetros; em 1989, um meteoro de 300 metros de diâmetro e equivalente a 167 mil bombas de Hiroshima, errou a Terra por 600 mil quilômetros; em 2002 foi a vez de um meteoro de 70 metros de diâmetro errar por 120 mil quilômeros; em 2029 um meteoro de 250 metros de diâmetro equivalente a 57 mil bombas de Hiroshima deve errar a Terra por 30 mil quilômetros; e em 2880, um meteoro de 1 quilômetro de diâmetro e poder de 4 milhões de bombas de Hiroshima, tem uma em 300 chances de colidir com a Terra.


Qual é o sentido de tudo isso? Quem sabe.


Enquanto isso, vamos explorar. Eu não sei você, mas eu vou começar a fazer um pé de meia para comprar o meu ticket na Virgin Galactic quando o preço cair para 20 mil dólares daqui há 20 anos. Em 2027, eu terei 57 anos, malhadão, cabeça de 15 e corpo de 30. O preço do ticket vai cair porque algum ser humano terá descoberto alguma nova fonte de energia vindo exatamente do céu, as coisas estarão um pouco mais esclarecidas porque justamente conheceremos melhor o céu sobre as nossas cabeças, e a moeda brasileira estará pau-a-pau com o dólar depois de decisões ousadas de futuros líderes políticos brasileiros que ainda não existem.


O céu tem todas as respostas? Com certeza! Vamos explorar. Viva o progresso, a evolução das espécies, Darwin, o Big Bang, os cometas que destroem planetas inteiros, o Caos do universo, doe a quem doer.