terça-feira, 1 de março de 2005

Transfusão de Sangue.

Nós não precisamos ter o Bem do nosso lado, nós precisamos estar do lado do Bem.

Querida(o) Amiga(o),

A maior cobrança que eu tenho de mim mesmo é ser capaz de levar todos os dias Emoção, Paixão e Amor para dentro do meu escritório e para dentro de cada um dos Seres Humanos que trabalham comigo.
Eu acredito que somente Profissionais Apaixonados pelo que fazem são capazes de quebrar um mundo de regras desatualizadas que precisam ser quebradas para servir Você; somente Profissionais Apaixonados pelo que vendem são capazes de ajudá-lo a solucionar os problemas que passam desapercebidos por Você; somente Profissionais Apaixonados pelos Seres Humanos que servem são capazes de compreender o que Você está pensando, onde quer chegar, e o que precisa realizar.
Afinal, por maior que sejam os investimentos em qualidade de produção e planejamento estratégico, por melhor que sejam os programas de qualidade, ou as garantias fornecidas, eventualmente, produtos apresentarão problemas em horários fora do horário e serviços faltarão quando mais precisamos deles; para todos esses momentos, muito mais do que produtos e serviços infalíveis, nós precisamos de profissionais que passam por cima de hierarquias, autoridades, títulos e assinaturas para ajudar alguém.
Paixão faz o sangue ferver. Sangue novo faz a paixão ferver. Não importa se estamos liderando o campeonato ou se estamos no último lugar, nós precisamos de sangue novo para empurrar a coisa prá frente.
A sua equipe de dez vendedores tá devagar quase parando? Coloque um novo centroavante bem no meio deles. As pessoas andam meio desleixadas e com baixa auto-estima? Jogue um Revolucionário nessa cova de leões. Renove o Sangue que circula na empresa! Tenha o anúncio "Procura-se Revolucionários!" permanentemente pregado na página inicial do seu web site. Esteja sempre aberto a novos talentos, para todas as áreas, para todos os níveis, sem exceção.
Olhe para o calendário de meses e trimestres do ano corporativo como se fosse uma temporada de jogos para uma equipe de esportes profissional. Que a cada nova temporada, você renove o seu elenco de talentos, finalize contratos, inicie outros.
Esteja sempre aberto a novos talentos.
Esteja sempre aberto a sangue novo.
Paixão cega.
Quando somos muito apaixonados pelo que fazemos, quando acreditamos muito naquilo que somos, corremos o risco de ficar cegos, de fazer as mesmas coisas sempre da mesma maneira, sermos hierárquicos quando dizemos que lutamos contra isso, sermos iguais quando queremos ser diferentes.
Quando a paixão cega, precisamos de sangue novo para fazer o sangue ferver. Nós precisamos de sangue novo para se revoltar contra a cultura do "Ok, Tá tudo bem, Sim dá para fazer, Sim você tem razão, Sim eu também penso como você pensa", e agir como anormal contra o que já consideramos normal.
Não contrate pessoas com a mesma formação dos diretores da empresa. Se alguém estudou na PUC contrate alguém da USP; se alguém estudou na USP contrate alguém da FIAM, se alguém é baiano contrate um paulista, se alguém é carioca contrate um mineiro.
Meses atrás eu tive um pequeno problema com a Telefônica e sua maneira "sangue velho" de servir aos seus clientes.
Eu apenas queria cancelar a minha linha telefônica, entretanto, depois de fornecer todo tipo de confirmação de dados para assegurar que eu sou eu mesmo, o infâme call center terceirizado da Telefônica me jogou para um ramal onde um robozinho ditou para mim os procedimentos para cancelar uma linha: "Você precisa enviar uma carta com cópia de Xs documentos para uma caixa postal Y e blá blá blá".
Eu fiquei indignado. Para abrir uma conta telefônica basta ligar para a Telefônica e em poucos dias a sua linha está instalada -inclusive qualquer pessoa de posse dos seus dados pessoais consegue abrir uma conta no seu nome a qualquer momento -,agora, para cancelar é preciso enviar uma série de documentos para uma caixa postal da velha economia!!!
Revoltante!
Depois de cinco tentativas frustradas de falar novamente com o call center da Telefônica, por sinal o mesmo call center que o McDonalds usa, eu enviei uma carta para os espanhois da Telefônica.
Como eu descobri que o call center da Telefônica é o mesmo do McDonalds? Em uma das cinco vezes que eu liguei para a Telefônica para resolver a questão, o sistema entrou em pane, me jogou para a espera do McDonalds, e eu me vi sendo atendido por uma garota que queria saber a minha opinião sobre o BigMac.
Tudo bem, problemas acontecem, mas o que eu não suporto é a complacência dos gerentes de qualquer empresa com relação a um problema de cliente quando descobrem que esse aconteceu. Enquanto o problema não chegou aos jornais, os profissionais da Telefônica me trataram como um problema.
Quando o problema atingiu a Folha de São Paulo e a internet, a solução apareceu. Dias atrás eu encontrei uma pessoa que enfrentou a mesma situação com a Telefônica. O mesmo problema, as mesmas respostas, a mesma atitude da empresa. Apesar do meu feedback meses atrás, nada foi alterado até o presente momento. Eu consegui resolver o meu problema mas não consegui resolver o problema do sistema. Os procedimentos para abertura de linha telefônica ou cancelamento continuam os mesmos dentro da telefônica. O mesmo velho sangue continua circulando pelos cabos telefônicos.
Cadê Sangue Novo?!!!
Para ouvir e escutar?
Para listar problemas e matá-los na raiz?
E não me venha com essa conversa de que é difícil melhorar as coisas em grandes empresas. Pessoas fazem Empresas, Empresas fazem Revoluções.
Eu quero Sangue Novo!!! Nada menos que isso interessa.