quinta-feira, 9 de junho de 2005

Lugar de Corrupto é na Cadeia

A descoberta de um caso de corrupção Empresa de Correios e Telégrafos – ECT, reacendeu o debate sobre a corrupção no Brasil. Desde já esclareço, que se estivesse no Congresso não votaria a favor da CPI, porque o que está em jogo não é o interesse em punir os culpados e sim a disputa eleitoral de 2006. O caso será investigado à exaustão pela Polícia Federal, que já indiciou o ex-funcionário Maurício Marinho e os culpados serão punidos pela justiça.
O momento, entretanto, é oportuno para um debate mais intenso sobre a corrupção. É importante esclarecer que a corrupção é uma praga que há muito infesta o Estado brasileiro, mas não é um privilégio nacional. A história recente de países tidos como sérios como a Alemanha e o Japão está cheia de episódios de corrupção.
O que tem ocorrido nos últimos tempos no Brasil é que escândalos que não vinham a público e que não eram investigados agora são, tanto que a maioria dos casos que vêm sendo denunciados já ocorriam há muito tempo. Em pouco mais de dois anos, operações comandadas pela Polícia Federal já levaram à prisão 1.234 pessoas, sendo 819 políticos, empresários, juízes, policiais e servidores públicos,ao contrário do que acontecia antes, quando os inquéritos eram engavetados ou arquivados. A Controladoria Geral da União (CGU) já fiscalizou 681 áreas municipais, desde 2003, e realizou 6 mil auditorias em órgãos federais, que resultaram em 2.461 encaminhamentos ao Tribunal de Contas da União. Estão em curso 70 apurações de casos de servidores públicos que apresentaram sinais exteriores de riqueza incompatíveis com a renda declarada.
Essas ações podem dar início ao processo de superação da sensação de impunidade, que é a grande incentivadora da corrupção no país. A maioria da população brasileira é honesta e trabalhadora. Não é verdade que todo brasileiro é corrupto ou corrompível. Precisamos superar esse senso comum e todos entender, que lugar de corrupto e também de corruptor é na cadeia.



Cleimon Dias – Professor do CAV – UDESC cleimon@cav.udesc.br
Eu não dei permissão a você para falhar.

A mediocridade, o egoísmo e a falta de caráter de ALGUNS brasileiros não vai abalar o que eu vou fazer. Eu não vou me nivelar por baixo. Eu não vou ser político. JAMAIS. Aqueles que chegam em algum lugar não são melhores do que aqueles que possuem uma vontade verdadeira de conseguir algo na vida. Aqueles que fazem alguma coisa na vida e se dão mal são muito melhores do que aqueles que nada fazem e são bem-sucedidos.

Querida(o) Amiga(o),


Eu já fui chamado de fanático, extremista, radical, tarado, maluco, megalomaníaco, delirante, egocêntrico, intolerante e inflexível. A coleção não pára de crescer. Os adjetivos são muitos, não ligo para eles, não tô nem aí para aqueles que falam, eu quero saber daqueles que fazem. Eu quero ser lembrado como um ser humano de Verbos e não Adjetivos.


Mesmo aqueles que te chamam de maluco sabem que você faz. Mesmo aqueles que te chamam de extremista sabem que você ajuda. Mesmo aqueles que te chamam de delirante sabem que você trabalha.


O fato é simples, quando você escolhe ser o verdadeiro você, as pessoas sempre se sentem incomodadas. As pessoas ficam indignadas ao ver alguém subir em um palco, pegar o microfone e cantar, sem se preocupar em não ser tão boa quanto uma Elis Regina. As pessoas ficam indignadas ao ver alguém escrever sem se preocupar em não ser tão bom quanto um Jorge Amado. As pessoas ficam indignadas ao ver alguém falar mas não ser tão bom quanto deveria, poderia, seria, faria, sonharia.


Quando você escolhe ser você, aqueles que se dizem democráticos, humanos, inovadores e responsáveis, são os primeiros a te apedrejar. Nunca julgue os outros! Quando eu digo que eu adoro Star Wars, eu não estou dizendo que eu odeio Woody Allen. Não assuma o que eu não falei e não imagine que você consegue decifrar o meu coração. Quando eu digo que eu adoro Xadrez, eu não estou dizendo que eu odeio Futebol. Não me julgue, não pré-imagine.


Eu quero Ser Humano! Pode ser? Você deixa? Você deixa eu falar o que eu penso, fazer o que eu acredito, ler o que eu quiser? Você deixa eu ser medíocre aos seus olhos? Enquanto você me julga com adjetivos, eu transformo o mundo com verbos. Quem é você para julgar as pessoas que tiveram coragem para Ser Humano? Quem é você para mandar calar alguém que parece medíocre? Falhar na vida não é fazer algo errado. Falhar na vida é não fazer nada. Músico medíocre não é aquele que faz música com três notas e meia dúzia de palavras. Músico medíocre é aquele que engaveta canções que não consegue terminar. Mediocridade é não fazer nada. Mediocridade é querer ser muito bom da noite para o dia.


Mais de 70% dos projetos de tecnologia do mundo corporativo, vão para a terra do nunca depois de meses de trabalho inútil, milhões de reais e dólares de desperdício, porque algum "grande inventor corporativo" exigiu que tudo teria que ser do bom e do melhor, da melhor qualidade, das melhores marcas.


Não tem que ser!


É preciso aprender a trabalhar sentado em um caixote antes de comprar uma cadeira! Eu não dei permissão a você para falhar, para não fazer nada, para julgar quem faz, para travar porque você não é um Vinicius de Moraes.


A propósito, o poeta que me desculpe, mas fazer é fundamental.