quinta-feira, 13 de novembro de 2003

Os Gênios Produzem.

“Para viver uma vida criativa, você precisa perder o medo de estar errado�. Autor Desconhecido

Quando eu era criança, dificilmente se ouvia elogios sobre o cinema nacional. “Filme brasileiro? Você tá louco?�, “O Brasil não sabe fazer cinema�, “Não perca o seu tempo�, “Um filme ruim de Kung Fu é melhor do que um filme brasileiro�, “Filme brasileiro não passa nas melhores salas de cinema�, “O mais perto que conseguimos chegar de um Oscar foi em 1962, 1996, 1998, 1999� e bla bla bla.

Como chegamos a isso?

Você sabe qual é o número de filmes produzidos pelos grandes estúdios americanos por ano? Mais de 600 filmes! 600 filmes é o número de longas-metragens produzidos no Brasil até hoje.

Por que será que o cinema brasileiro "ainda" não é tão bom quanto o cinema americano? PRODUÇÃO!!! A imensa produção do cinema americano.

Você assistiu a 600 filmes americanos no ano passado? Eu não, e eu acredito que você também não. Por que será? Porque entre tantos Titanics, Senhor dos Anéis, Wood Allens e Spielbergs, existe muita coisa ruim que nem os americanos tem coragem de exportar para cá.

Mozart produziu mais de oitocentas peças de música (muitas delas sofríveis), Einstein - conhecido pela Teoria da Relatividade -, produziu mais de 250 outras teorias (muitas delas não revolucionaram coisa alguma).

"Somente a partir de uma grande quantidade de TRABALHO aparece a QUALIDADE" Os melhores produtores de qualquer coisa no mundo também são os piores produtores das mesmas coisas. Nunca se esqueça disso.

Heitor Villa-Lobos – considerado o Maior Compositor das Américas -, garantia a produção do seu trabalho (mais de 1.000 composições em vida) ao determinar prazos de composição para si mesmo, uma peça a cada dez dias e uma excelente peça a cada seis meses.

A característica que distingue os Gênios das pessoas meramente Inteligentes chama-se: PRODUÇÃO! Enquanto os Gênios produzem. Os Inteligentes reproduzem.

Pessoas Inteligentes com alto QI, falam dez idiomas aos 10 anos de idade, e conseguem facilmente vencer jogos do tipo Show do Milhão, mas isso não significa criatividade.

A pessoa inteligente quando exposta a um problema, chega a resposta certa o mais rápido possível.

O gênio quando exposto a um problema, pergunta a si mesmo: quais são as diferentes maneiras que eu tenho para resolver esse problema, ao invés de resolver o problema como lhe foi ensinado.

Nos dias de hoje, muito mais do que ser inteligente, você precisa ser Criativo.

Quando o telefone da sua mesa tocar, e aquele cliente que você tanto almeja pedir descontos de preço para fechar um negócio, seja BURRO! Não dê a ele aquela resposta inteligente que você aprendeu na escola: baixar o preço e satisfazer o cliente. Seja CRIATIVO! Pergunte a você mesmo: “Será que esse é o produto certo para ele?�, “Será que ele conhece os nossos serviços de financiamento?�, “O que ele conhece sobre a qualidade dos serviços da nossa empresa?�.

Einstein não inventou os conceitos de energia, massa e velocidade da luz, mas foi ele que colocou tudo junto e criou a equação E=mc2.

A promessa do governo Lula é ter ao final do seu mandato, um Brasil que produz, distribui e exibe 150 filmes por ano. Eu acredito que essa meta é totalmente viável e será cumprida.

A partir daí, será uma questão de PRODUÇÃO para o Brasil ganhar o Oscar, ou melhor, para eles ganharem um Oscar no NOSSO Festival de Gramado.

Todo Ser Humano – e você é um deles - nasce GÊNIO, mas começar a PRODUZIR essa genialidade depende exclusivamente de você.

Os Gênios Produzem. Nada menos que isso interessa.