quarta-feira, 12 de novembro de 2003

UM PA�S A SER DESCOBERTO II

Meus Caros,

Minha formação acadêmica é em Ciências da Computação e algum dia ainda vou falar sobre a informática na América. Para os que me conhecem entretanto, sabem que um dia já estive nos bancos da Engenharia Civil e acredito ser daí o meu interesse por obras, construçíµes e arquitetura.

Aqui nos EEUU acredito existir uma linha de arquitetura cubista, ou melhor dizendo, caixotista. Vou explicar. Ao andar pelas ruas e observar as edificaçíµes você só encontra caixotes, caixas e caixinhas. Existe muitas vezes uma fachada atraente, afinal aqui se faz de tudo para agradar (ou seria iludir) o consumidor. Sim a fachada é linda - por trás um caixote.

A Disney por exemplo - posso falar de carteirinha pois moro a uma hora e meia da Disney - é muito bonitinha e organizada... na fachada. Por trás, caixotes. O Epcot Center por exemplo é igualzinho a uma cidade cinematográfica. Na fachada Paris, Munique, Changai, Ottawa... por trás caixotes.

Eu, por exemplo moro em um caixote. O modelo de minha casa é um caixote em cima do outro - dois andares - chique no último! Foi difícil achar um modelo que agradasse ao nosso gosto tupiniquim. Afinal a gente não estava acostumado a morar em caixotes.

Aí você me pára e diz: "Pérai Codato eu já fui para os EEUU e ví muita construção bonita." E eu não vou discordar. Veja o prédio do Capitólio - aquelas colunas, o Museu Metropolitano de Nova Iorque - colunas monumentais, o Monumento de Abraham Lincoln - que colunas majestosas, a Casa Branca - aquelas coluninhas na frente da sala oval, a casa da Vivian Lee lançando o estilo "E o vento levou" - duas colunas e um teto triangular, meio tipo templo maçônico. Não sei quanto a você mas eu... me sinto na Grécia. Quando americano quer impressionar na arquitetura eles não deixam por menos - recorrem ao melhor estilo de arquitetura de todos os tempos - a arquitetura greco-romana. O estilo americano autêntico mesmo é o caixote.

Arquitetura não é o forte por aqui. Eu poderia forçar um pouco a barra e, concorde quem quiser afinal esta é apenas a minha opinião pessoal, dizer que americano não tem bom gosto, não tem design, não tem estilo. Não há qualquer regra que não possa ser quebrada pelo americano. Aqui o listrado vai com o xadrez, o curvo com o linear, o abstrato com o floral, o vermelho no quarto de dormir, o chinelo de dedo no restaurante, no cinema, nos aviões, e sanduíches de manteiga de amendoim com gelatina de frutas. Mas afinal, bom gosto não se discute.

Esta parte do descobrimento da américa acho que estou entendendo um pouco melhor e ousaria lançar uma teoria sobre as origens do mau gosto. Acho que ele se origina no Hino Nacional americano, pois lá, bem no finalzinho eles sempre afirmam que aqui é a terra dos livres e a morada dos bravos. O livre faz o que quer e não segue nada - nem o bom gosto.