terça-feira, 17 de maio de 2005

A Vida Como Ela É

Não existe Plano B.


Eu amo tanto as coisas que eu amo que não vejo problema algum em fazê-las todos os dias até o fim da minha vida. Eu sei o que eu tenho que fazer hoje: exatamente a mesma coisa que eu fiz ontem. Eu não quero mudar a minha maneira de ser, eu quero aperfeiçoar quem eu sou. Eu salto para a vida todos os dias, e todos os dias, aparece uma rede lá embaixo.


Querida(o) Amiga(o),


Daqui a vinte anos não irá mais existir ONGs. A geração de empreendedores que irá se formar em 2010 nas faculdades pelo Brasil, não irá montar empresas para vender canetas, sapatos, bolsas, chocolates e sanduiches. Eles vão montar empresas para melhorar o mundo, consertar o que precisa ser consertado. Irão surgir empresas especialistas em despoluir rios e mares, plantar florestas e criar animais, derrubar muros residenciais, educar seres humanos para voltar a força de trabalho, limpar as ruas e alegrar os bairros, fabricar e vender comida de verdade, investigar provar e caçar a corrupção, reformar quem quer ser reformado, ajudar todos nós a viver uma vida saudável e totalmente proativa.


A próxima geração de empreendimentos não terá nas ONGs sua muleta para ajudar os outros, sua hipocresia de distribuir dinheiro. Os próprios produtos e serviços que produzem serão a sua benfeitoria para a humanidade. Nada de refrigerantes em fábricas ISO9000. Nada de cigarros em escritórios globalizados. Eu já tenho caneta o bastante, sapato o suficiente, bolsa a dar com pau, chocolate e sanduiche para engordar até o espírito. CHEGA! Esses novos gerentes dessas novas empresas não irão contratar palestrantes motivacionais para fazer o trabalho no final de semana que eles fazem durante a semana.


Os novos Funcionários-Revolucionários não precisam disso. Ser Humano que se preza não precisa de motivação, precisa de espaço para ação. Ser Humano que se preza quer melhorar o mundo, salvar o planeta. Ninguém precisa de motivação para fazer isso. O segredo do sucesso de uma empresa é exatamente esse: SALVAR O PLANETA. Executar o PLANO A. Lucrar com produtos que MELHORAM o mundo. Injetar o bom senso naquilo que produz e não ISO900 naquilo que faz mal por natureza.


Você quer uma dica sobre um mercado onde a concorrência é pouca? Leia essa mensagem novamente. Eu estou muito animado com o presente do mundo e com o futuro do Indivíduo. A cada dia que passa eu vejo mais exemplos de indivíduos corajosos que fortalecem essa crença e me deixam emocionado. Não seja cético em acreditar o contrário. Ser cético é ser commodity.


Eu conheço indivíduos tão céticos, mas tão céticos, que mesmo que o céu acordasse vermelho e os anjos descessem a Terra, ele acreditaria que tudo não passa de efeitos especiais de hollywood. Nós vivemos tempos de Reforma.

Tem Banco que diz que não parece Banco.

Tem Academia de Ginástica que diz que não parece Academia de Ginástica.

Tem Igreja que diz que não parece Igreja.

Tem Empresa que diz que não parece Empresa.

Dê mais uma chance a TUDO. Experimente mais uma vez TUDO. Tudo e todos passam por reforma. E tudo irá emergir Melhor do Mundo. Nós vamos ver isso. Nós vamos consumir isso. Nós vamos produzir isso. Não existe Plano B. O mundo é nosso e nada pode mudar isso.

NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA.