quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Com fazer o Líder Liderar?



Empreendedorismo é viver alguns anos da sua vida como a grande maioria das pessoas não viveria, para que você possa viver o resto da sua vida como a grande maioria das pessoas não poderá.





Querida(o) Amiga(o),


Nós vivemos em uma era onde os soldados são despedidos por perder um rifle, mas o general não é mandado embora porque perdeu uma guerra. A dramática falta de pessoas com disposição para liderar outras pessoas é um dos maiores problemas do mundo. Tão grave quanto a fome, a corrupção, os conflitos armados, as doenças, as drogas, a educação inadequada e o crescimento da população. O governo, as empresas, o condomínio onde você mora, as ONGs, as famílias, até Deus está procurando por líderes para usar. Você está disponível? Uma das perguntas que eu mais recebo é: "? Como fazer o meu líder liderar? Ele parece no mundo da lua, avesso ao que acontece na empresa, sem energia para corrigir o trabalho medíocre dos meus colegas. Ele não assume responsabilidades, alguns funcionários são complacentes mas ele não toma nenhuma decisão a respeito. Além disso, ele não demonstra nenhuma vontade em querer mudar muita coisa ou mesmo ganhar mais dinheiro e expandir a empresa. Às vezes eu não o culpo. Se eu tivesse o carro que ele tem, morasse na casa que ele mora, e tivesse o dinheiro que ele tem para viajar para fora do Brasil todos os anos, eu também não investiria o meu tempo como babá de gente grande. Infelizmente, tem pessoas aqui na empresa que precisam de babá para trabalhar. É uma praga. O cara só faz o que tem que ser feito se alguém estiver vigiando. É depressivo."


A habilidade mais importante que um líder tem que ter - segundo o RH, não eu - é a tal da inteligência emocional. "Nenhum líder será bem sucedido se não estiver em dia com a sua habilidade de se relacionar com outras pessoas. O líder tem que saber escutar, compreender, servir" Blá blá blá. Eu penso que não. Pessoas ambiciosas e talentosas não querem um monge como executivo, mas um líder visionário rebelde e arrojado. Eu não quero um paizão como chefe, ou um tiozinho para quem eu possa abrir o meu coração, eu quero um empresário que aponta caminhos, cobra resultados e seja implacável com a moleza. Mesmo porque, é mais fácil inventar a bomba atômica do que ser especialista em entender o que passa pela cabeça das pessoas. Deixe as pessoas um pouco de lado, foco no negócio! Crie um calendário de projetos que o funcionário terá orgulho em trabalhar. A vida bate-estaca não estimula ninguém.


A empresa deve praticar um calendário de eventos fora-da-caixa para estimular a energia das pessoas. Exemplo: Janeiro, integração da equipe; Fevereiro, evento para cliente; Março, lançamento de um novo serviço, Abril, redesenho do escritório (mude o layout do escritório a cada dois anos), Maio, treinamento dos funcionários, Junho, atualização das máquinas, notebook para todos, rede wireless, blackberry; Julho, apresentações de resultados de todos; Agosto, nova versão do web site no ar; Setembro, lançamento de novo produto; Outubro, contratação de novos funcionários e troca de cadeiras; Novembro, novos clientes; Dezembro, novas tecnologias, formulação do plano de negócios, celebração, distribuição de lucros. Fora com metas sonhadoras, baixe a bola, meça sua performance, tenha objetivos atingíveis.



Ninguém conhece o potencial que tem. Quando você determina para si a meta de escrever um livro na vida, você está limitando o seu potencial, além de talvez nunca conseguir fazê-lo. Tenha o objetivo de escrever um parágrafo por dia. No final de cinco anos, você terá cinco livros, no final da vida, você terá escrito muito mais do que imagina. Quebre a meta do mês - aparentemente inatingível - em pequenos objetivos que podem ser alçancados por cada funcionário. Nunca cobre alguém por algo que está fora do seu alcance. Ao invés de falar sobre a meta de vendas do mês, meça o aumento de receita e lucratividade no cliente X, Y e Z por vendedor; ao invés de falar sobre a meta de vendas de produtos, meça o mix de produtos por canal A, B e C. Meça tudo, número de visitas a clientes, número de devoluções de produto, utilização de serviços de crédito, tempo de entrega de pedidos, número de inovações de tecnologia, número de clientes estratégicos, participação dos novos produtos nas vendas totais, número de casos de sucesso com clientes etc etc etc.



Muitos meses atrás, os caras da Microsoft Brasil foram surpreendidos com a política do apagão das sete. Para estimular os seus funcionários a fazer algo além do trabalho, a empresa resolveu apagar as luzes do escritório as sete da noite. Na Microsoft, todos gostam de trabalhar além dos limites aceitáveis por outras pessoas. Se a liderança deixar, os caras são capazes de trabalhar até as sete da manhã! Por que isso acontece? Será que é porque os funcionários da Microsoft são submetidos a palestras mensais à lá Roberto (ARGH!!) Shinyashiki ou sessões semanais sobre (ARGH!!!) O Segredo? NÃO!!! Se depender dos funcionários da Microsoft, o tal do segredo vai continuar no segredo. O funcionário simplesmente não tem tempo para se desmotivar, pensar em besteira ou ficar com a mente vazia; existem projetos arrojados a serem implementados e índices de performance a serem atingidos. Corta essa de tentar criar um clima "legal" para trabalhar.


Felizes são aqueles que tem orgulho do que fazem, são submetidos a projetos relevantes, e são comandados por pessoas de fibra e moral elevada. O resto chama-se mediocridade. Revele os segredos. Onde queremos chegar esse mês? O que está pegando? O que deve pegar? O que cada um dos funcionários tem que fazer para atingir os resultados? Quais são os projetos? Qual é a minha parte?


Pare de viver na sociedade do medo. Os números devem ser revelados e compartilhados com TODOS os funcionários via e-mails, quadros na parede, blogs, treinamentos, intranets, reuniões, feedbacks 1-a-1. Comunicação é tudo. Pessoas precisam de feedback para renovar suas energias. Onde estamos com relação ao plano inicial. 50% dos negócios não são fechados porque o vendedor não dá continuidade ao negócio. Ele faz uma visita mas não faz duas, ele faz duas, mas não faz a terceira que é necessária. As nossas empresas têm projetos parados por que não existe acompanhamento semanal ou diário sobre eles.


Escolha uma ferramenta para não te deixar perder as coisas pelo caminho, e vá para cima. Use uma simples planilha com datas, nomes, recursos e verbas, o Project ou Outlook da Microsoft, o MindJet da MindManager, ou mesmo o caderno da tilibra que tem o super-homem na capa. Qual é a minha responsabilidade, qual é a sua. Eu sei que você é gerente de marketing, mas quem é responsável pela captação de novos clientes? TODOS não é resposta, não dá para cobrar TODOS, eu quero saber QUEM. Eu sei que você é gerente de negócios, mas quem é responsável pelos novos negócios em velhos clientes ou velhos negócios em novos clientes? TODOS não é resposta, não funciona, não rola, QUEM é o responsável? Eu sei que você é gerente de vendas, mas quem é responsável pelo aumento do ticket médio dos pedidos? TODOS não é resposta, a coisa não anda, não flui, você já viu que não funciona, QUEM é o responsável por essa atividade?


Em uma empresa formada por líderes, liderada por visionários rebeldes e arrojados, as prioridades são:


1o - A Missão


2o - A Empresa


3o - A Equipe


4o - Você


5o - Os Clientes


Você quer mudar o comportamento do seu chefe? Mude o seu. Seja você o líder que deseja que ele seja. Tenha um calendário de projetos, meça a sua performance, revele os seus segredos, me diga onde você está com relação ao seu plano inicial e qual é a sua responsabilidade na missão.