sábado, 6 de dezembro de 2003

Eu quero conhecer o próximo Guga!

"Viva a vida como se você estivesse escalando uma montanha. Mantenha a lembrança do cume na sua mente, mas olhe para as MARAVILHOSAS paisagens que podem ser observadas a cada passo que você dá nessa subida. Escale a montanha lentamente, se divertindo com o que você tem, sem perder de vista a sua vida". Autor desconhecido.

Querida Amiga (o),

Ele veio de uma cidade chamada Florianópolis. Sul do Brasil. Ninguém o conhecia, mas todos ficaram surpresos quando naquele domingo de 1997 ele foi campeão de um dos torneios mais importantes do mundo, Roland Garros na França. O primeiro de dezoito títulos internacionais e contando. Aos 20 anos de idade, Guga entrou para a história como o primeiro brasileiro a ganhar um torneio de Grand Slam. Antes disso, ninguém nunca havia ouvido falar dele.

Quem conhecia o Guga antes de 1997?

Eu sempre adorei Tênis e me lembro de ter ouvido os "especialistas" do tênis brasileiro na época comentarem sobre a nova geração "equipada" e "treinada" que surgia nos clubes tradicionais, como Pinheiros, Paineiras, Flamengo, e nas cidades tradicionais, como São Paulo e Rio de Janeiro. Os "especialistas" acreditavam, como sempre acreditam, que o próximo campeão virá das ótimas escolas e dos melhores lugares.

Nunca é assim.

Enquanto os "especialistas" olhavam para o lugar mais fácil, eles perderam a chance de contar a história da ascensão de um garoto que se fez sozinho. Sem ajuda da mídia, sem ajuda dos especialistas.

Enquanto a mídia e os especialistas faziam eu engolir o segundo time de pessoas "treinadas", o verdadeiro campeão estava em outro lugar, a espera daqueles que sabem enxergar, e não apenas ver; daqueles que sabem escutar, e não apenas ouvir.

Você quer saber qual foi o segredo que levou Guga a vencer em Roland Garros quando ninguém o conhecia? Quando ninguém ainda o apoiava?

Ninguém uma virgula. Os verdadeiros especialistas, aqueles que realmente interessavam e faziam a diferença para ele, já o conheciam. Visite o web site do Guga e você vai descobrir.

Você vai descobrir que o nome que o Guga dá para Preparação é Família; para Quadra de Tênis é Florianópolis; para Concorrentes é �dolos; para Treinador é Amigo; para Ambição é Sonho; para Fama é Humanidade.

O Guga ainda tem muito por fazer, mas a sua simplicidade, e paixão pela vida, amigos, família e tênis não mudou em nada depois da "riqueza" que ele conquistou. O pós-fama trouxe apenas recursos para ele retribuir tudo que ele recebeu da cidade onde nasceu.

A próxima edição do programa Big Brother da televisão plim-plim está chegando. DE NOVO!!!

NÃO ACREDITE! NÃO ACREDITE! NÃO ACREDITE! Que o que importa na vida é ficar sentando 90 dias ao lado de uma piscina, SEM TRABALHAR, se exibindo para os outros, SEM FAZER NADA, cultuando a si mesmo, SEM AJUDAR NINGUÉM, e ainda ganhar R$ 500 mil reais por isso.

NÃO ACREDITE NISSO! NÃO ACREDITE NISSO!

Não acredite que esse culto a preguiça, ao egocentrismo, a mediocridade, a falsidade, a eliminação de pessoas, a intrigas, ao jogo e a sorte, é o que importa.

NÃO ACREDITE NISSO!

A vida é muito mais do que isso. MUDE DE CANAL!

Não é daí que sairá o próximo Guga.

Quando eu vejo pessoas que chegam ao seu trabalho as 8:15h quando deveriam chegar as 8:00 h, e que estão preparadas para deixar o seu trabalho as 17:45 h quando deveriam sair no mínimo as 18:00h, eu vejo o próximo participante de um Big Brother.

O próximo Guga vai sair daquele bairro que você não imagina, daquela praia que você não dá valor, daquela comunidade que você não sabe nem onde fica, daquele canal que você não assiste.

O próximo Guga é o faxineiro daquele famoso hospital, que quando perguntado sobre qual é o verdadeiro sentido do seu trabalho, ele respondeu, "Ajudar o Dr. Ribeiro a salvar vidas".

O próximo Guga são TODAS as pessoas que possuem um trabalho e se esforçam TODOS OS DIAS para mantê-lo VIVO. Pessoas que talvez ainda não ganhem R$ 500 mil reais por mês, mas daquilo que ganham, conseguem ainda sustentar suas famílias, educar os seus filhos, construir suas casas.

Eu tenho 33 anos. Não nasci em berço de ouro. Mas já conheço todos os países que todos gostariam de conhecer na vida. Casei com a mulher que todos gostariam de casar. Moro no bairro onde todos gostariam de morar. Tenho a família que todos gostariam de ter. Falo os idiomas que todos gostariam de falar. Trabalhei nas empresas que todos gostariam de trabalhar. Me formei nas faculdades que todos gostariam de estudar.

E ainda vou conquistar muito mais.

Porque eu SEMPRE - TODOS OS DIAS - SEM EXCEÇÃO, acreditei e SEMPRE vou acreditar que a vida não é sobre Big Brothers & Egocentrismos, mas sobre Gugas & Pessoas Simples, que com o poder de suas vidas, do seu trabalho humilde de cada dia, já perceberam a capacidade que possuem de mudar o mundo ao seu redor para sempre.

NUNCA duvide do seu poder de ser um Guga! Mesmo que você nunca chegue a ser conhecido por um grande número de pessoas, ou reconhecido pela televisão plim-plim, se importe em FAZER A DIFERENÇA para aqueles que te cercam. Se você fizer isso, somente isso, considere-se um Guga.

Eu quero conhecer o próximo Guga! E eu sei que ele existe, que você conhece, e que ele está bem próximo de nós.

MUDE DE CANAL! Nada menos que isso interessa.