domingo, 15 de agosto de 2004

Assuma a vida que você tem como vocação.

"Os pequenos de coração precisam de pessoas que os tratem com carinho. Os grandes de coração precisam de pessoas para tratar com carinho." Autor Desconhecido.

Querida(o) Amiga(o),

Como tantas crianças desse mundo, eu cresci em meio a crença de um Deus que pune aqueles que fazem algo errado, "Não diga palavrão senão Deus castiga", "Não tire notas baixas na escola senão Deus não traz presentes no Natal", "Não deixe de rezar a noite senão Deus não vai te ajudar pela manhã". Não faça isso, não faça aquilo, senão Deus castiga, senão Deus pune. Esse é um medo que eu nunca tive. Eu não consigo imaginar que possa existir um Deus que pune aqueles que fazem coisas erradas. Eu não consigo imaginar que possa existir um Deus egocêntrico que precise que as suas criaturas o reverenciem, massageiem o seu ego e reconheçam o seu trabalho através de prêmios e templos.

Eu simplesmente não consigo imaginar alguma coisa assim porque eu não sou assim. Se eu não sou assim, quem me criou, seja quem for, se somos um só, como eu acredito, não pode ser assim. E não é. O mar não pede nada em retorno quando surfistas pulam dentro da sua água, pelo contrário, ondas gigantes são criadas para que esses seres humanos consigam brincar com ele.

A macieira não pede nada em retorno quando eu roubo uma maçã da sua árvore, pelo contrário, novas maçãs crescem para alimentar mais pessoas. O Sol não pede nada em retorno quando usamos a sua força para alimentar a energia das coisas, pelo contrário, lá estará ele amanhã de novo, no mesmo horário, com o mesmo calor. A natureza das coisas é fazer tudo sem pedir nada em troca. Continuar desconhecida. Não levar a fama.

Assumir a vida que você tem como vocação. Ter nome próprio a vida inteira. Não se esconder atrás de sobrenomes, títulos e cargos de empresas. Fazer algo hoje que possa melhorar a vida de outros amanhã. Fazer. Simplesmente Fazer. Descobrir sua missão enquanto faz. Não se preocupar com o fato de não ter descoberto, porque descobrir você já descobriu, apenas não desenvolveu a habilidade para colocá-la no papel. Fazer. Com todo o coração.

O tempo em que vivemos, de tecnologia e velocidade, de anos que levam meses, meses que levam dias, dias que levam horas, e horas que levam segundos, não é ruim, de jeito nenhum, o amor humano pela vida é tão grande, que nos levou a valorizar O Dia como se fosse sempre o último dia, porque no final do dia, hoje sempre é o último dia. Você não pode amar o seu trabalho se você não amar a sua vida. Cada dia dela. Dentro e fora da sua casa. Você nunca será um grande líder empresarial se você não for uma grande mãe, um grande pai, ou um grande filho.

De Vendedor você nunca será nada, se você não estiver presente junto aqueles que já compraram o que você é; de Financeiro você nunca será nada, se você não for organizado o suficiente em casa - aprenda a viver no lucro com R$ 500,00 antes de pedir por R$ 5.000,00 -; de Marketeiro você nunca será nada, se não ajudar uma criança a ser alguém um dia. Enquanto as empresas pedem para você deixar os problemas de casa em casa, e levar os problemas da empresa para casa, faça o contrário, leve o amor da sua casa para a empresa, e plante o amor à empresa na empresa.

Assuma a vida que você tem como vocação. Nada menos que isso interessa.