sexta-feira, 10 de outubro de 2003

B R A S I L , T E R R A E S P E C I A L

(DE UMA BRASILEIRA QUE VIVE NA HOLANDA)

Os brasileiros acham que o mundo todo presta, menos o Brasil. E realmente parece que é um vício falar mal do Brasil. Todo lugar tem seus pontos positivos e negativos, mas no exterior eles maximizam os positivos, enquanto no Brasil se maximizam os negativos.

* Aqui na Holanda os resultados das eleições demoram horrores, porque não há nada automatizado. Só existe uma companhia telefônica, e (pasmem!), se você ligar reclamando do serviço, corre o risco de ter seu telefone temporariamente desconectado. No Brasil não é assim!

* Nos Estados Unidos e na Europa ninguém tem o hábito de enrolar o sanduíche em um guardanapo - ou de lavar as mãos - antes de comer. Nas padarias, feiras e açougues europeus, os atendentes recebem o dinheiro e com a mesma mão suja te entregam o pão ou a carne. No Brasil não é assim!

* Na França é comum ver-se na rua cães levando o famoso pão baguete para casa... na boca. No Brasil não é assim!

* Em Londres existe um lugar famosíssimo que vende batatas fritas enroladas em folhas de jornal - e tem fila na porta. No Brasil não é assim!

* Na Europa não-fumante é minoria. Se pedir mesa de não-fumante o garçom ri na sua cara, porque não existe. Fumam até em elevador. No Brasil não é assim!

* Em Paris os garçons são conhecidos por seu mau-humor e grosseria, e qualquer garçom de botequim no Brasil podia ir lá dar aulas de "como conquistar o cliente". E se você falar em inglês com eles, embora te entendendo perfeitamente, eles só respondem em francês. No Brasil não é assim!

Você sabe como as grandes potências fazem para destruir um povo? Impõem suas crenças e cultura. Se você parar para observar, em todo filme dos EUA a bandeira nacional aparece, e geralmente na cena em que estamos emotivos. Temos uma língua que, apesar de não se parecer quase nada com a língua portuguesa, é chamada de língua portuguesa, enquanto que as empresas de software a chamam de português brasileiro, porque não conseguem se comunicar com os seus usuários brasileiros através da língua portuguesa. Somos vítimas de vários crimes contra nossa pátria, crenças, cultura, língua, etc... Os brasileiros mais esclarecidos sabem que temos muitas razões para resgatar nossas raízes culturais. Os dados são da Antropos Consulting:

* O Brasil é o país que tem tido maior sucesso no combate à AIDS e de outras doenças sexualmente transmissíveis, e vem sendo exemplo mundial.

* O Brasil é o único país do hemisfério sul que está participando do Projeto Genoma.

* Numa pesquisa envolvendo 50 cidades de diversos países, a cidade do Rio de Janeiro foi considerada a mais solidária.

* Nas eleições de 2000, o sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estava informatizado em todas as regiões do Brasil, com resultados em menos de 24 horas depois do início das eleições.O modelo chamou a atenção de uma das maiores potências mundiais: os Estados Unidos, onde a apuração dos votos teve que ser refeita várias vezes, atrasando o resultado e colocando em xeque a credibilidade do processo.

* Mesmo sendo um país em desenvolvimento, os internautas brasileiros representam uma fatia de 40% do mercado na América Latina.

* No Brasil temos 14 fábricas de veículos instaladas e outras 4 se instalando, enquanto alguns países vizinhos não possuem nenhuma.

* Das crianças e adolescentes entre 7 e 14 anos, 97,3% estão estudando.

* O mercado de telefones celulares do Brasil é o segundo do mundo, com 650 mil novas habilitações a cada mês.

* Na telefonia fixa, nosso país ocupa a quinta posição em número de linhas instaladas.

* Das empresas brasileiras, 7.000 possuem certificado de qualidade ISO 9000, maior número entre os países em desenvolvimento. No México, o "grande parceiro" dos EUA, são apenas 300 empresas, e 265 na Argentina.

* O Brasil é o segundo maior mercado de jatos e helicópteros executivos.

Por que temos esse vício de falar mal do Brasil? No Japão, seguidamente os primeiros-ministros são presos por corrupção, assim como na Itália. Na última eleição majoritária na França, os franceses não sabiam quem seria o pior presidente entre os dois candidatos do 2° turno: Le Pen ou Chirac. Para não falar do presidente dos EUA, da Venezuela, da Itália (você viu do que ele chamou o primeiro-ministro alemão em pleno parlamento europeu?), da Argentina, e assim por diante...

* Por que não nos orgulhamos em dizer que nosso mercado editorial de livros é maior do que o da Itália, com mais de 50 mil títulos novos a cada ano?

* Que temos o mais moderno sistema bancário do planeta? E que nossos gerentes financeiros vão assumir presidências mundiais de grandes corporações bancárias como cartão Visa ou Mastercard, Citybank e Lloyd, e aumentam significativamente os lucros dessas instituições?

* Que nossas agências de publicidade ganham os melhores e maiores prêmios mundiais?

* Por que não falamos que somos o país mais empreendedor do mundo, e que mais de 70% dos brasileiros, pobres e ricos, dedicam considerável parte de seu tempo em trabalhos voluntários?

* Por que não dizemos que somos hoje a terceira maior democracia do mundo?

* Que apesar de todas as mazelas, o Congresso está punindo seus próprios membros, o que raramente ocorre em outros países ditos civilizados?

* Por que não nos lembramos que o povo brasileiro é um povo hospitaleiro, que se esforça para falar a língua dos turistas, gesticula e não mede esforços para atendê-los bem?

* Por que não nos orgulhamos de ser um povo que faz piada da própria desgraça e que enfrenta os desgostos sambando?

É, o Brasil é um país abençoado de fato.
Bendito este povo, que possui a graça de unir todas as raças, de todos os credos.
Bendito este povo, que sabe entender todos os sotaques, talvez porque sua verdadeira língua pátria não seja bem entendida.
Bendito este povo, que oferece todos os tipos de climas para contentar toda gente.