domingo, 11 de dezembro de 2005

A Vida Como Ela É

Mediocridade atrai Mediocridade.

Talento atrai Talento. Insista em Você mesmo. Ainda existem milhões de coisas a serem descobertas por quem RESOLVEU nunca fazer algo que não faria se soubesse que tem apenas uma hora de vida.

Querida(o) Amiga(o),

Quando eu era criança, Halloween não passava de um filme de terror, hoje, a festa de Halloween, invade o país e a fantasia da criançada. É engraçado ver os pais de hoje incentivar as crianças a acreditar em bruxas, duendes, saci-pererês, cucas e papai noel (SIM! O tradicional velhinho também entra nessa cumbuca!), quando deveriam incentivar as crianças a acreditar em um mundo sem guerras e maldade, um mundo onde o Progresso, a Imaginação, a Amizade, a Vitória e a Responsabilidade são possíveis. Eu troco todas essas festas a fantasia e de fantasia pelo celebração do Dia da Vitória.

Eu troco todas essas datas comemorativas que celebram algum feito velhaco, pela celebração do Dia da Imaginação. Eu troco todas essas datas celebrativas que eternizam profissões ultrapassadas pela celeração do Dia da Responsabilidade. O que celebrar no Dia da Vitória? A Vitória sobre si mesmo. A superação de algo que você sempre prometeu a você mesmo que ia fazer e agora fez, e não a vitória de alguém sobre alguém que você não conheceu e que fez algo que você não viu. O que celebrar no Dia da Imaginação? A Criação POR VOCÊ de algo que não existia no ano passado. Pode ser qualquer coisa, qualquer invenção, pequena ou grande, contanto que tenha AFETADO a vida de pelo menos uma pessoa, VOCÊ. A invenção de uma nova maneira de fazer planilha de receitas e despesas, a invenção de uma nova maneira de viver bem com a sua família e o seu trabalho, a invenção de uma nova maneira de abraçar mudanças, a invenção da sua imaginação.

O que celebrar no Dia da Responsabilidade? Nesse dia, você deve refletir sobre o exemplo que VOCÊ está dando ao mundo. Porque mesmo sem querer, você é exemplo para todo mundo que te conhece. Exemplo de mediocridade ou exemplo de talento, exemplo de trabalho ou exemplo de ausência. "A prioridade máxima da vida de uma pessoa é transformar a vida das pessoas que a cercam, nem mais, nem menos." Nunca se esqueça disso, ou se ausente dessa responsabilidade.

Mediocridade atrai Mediocridade!

Quando todos concordam, existe mediocridade. Quando todos gostam, existe mediocridade. Quando todos estão felizes, existe mediocidade. Quando todos entendem, existe mediocridade. E mediocridade, sinto muito dizer, atrai mediocridade. Um escritório bonito, festas, viagens, dinheiro, uma ladeira infinita para escalar na carreira e promessas de crescimento atraem talentos, mas o que retem as melhores pessoas são os mais altos padrões éticos do mundo.

Dinheiro não se compara a exemplos de superação de dificuldades vividos pela liderança da empresa; festas não são páreas para exemplos de renúncias a caminhos tortos e indireitos vividos pelos revolucionários da empresa. Talento é não se vender! Não se dobrar! Não se render! O resto, é mediocridade. Na história do mundo, milhares de pessoas já largaram tudo o que estavam fazendo, para viver próximas a pessoas talentosas. Nos dias de hoje, a lista das empresas mais desejadas do mundo, mostra um pouco disso.

Bill Gates recebe diariamente dezenas de e-mails de pessoas dizendo que trabalhariam de graça na Microsoft, apenas para estar próximo a ele; músicos, escritores, cientistas, criativos, recebem todos os dias, toneladas de pedidos de pessoas que desejam apenas estar próximas a essas pessoas, para de uma maneira ou outra, aprender o que não sabem, entender o que não compreendem. O Medíocre, sempre desinteressado pelos outros e pelo seu próprio espírito, quando ganha a chance de fazer uma única pergunta ao Bill Gates, pergunta, "Bill, Como eu posso ser um milionário como você?"; o Talento, sempre interessado no desconhecido e em crescer de verdade, pergunta, "Bill, eu gostaria de conhecer a história dos piores momentos da sua vida, e saber como você superou esses momentos".

Mediocridade ou Talento? O que você prefere? A pergunta que coloca a prova o quanto talentosos nós somos, é, "Na sua vida, você já ouviu alguém dizer a você que gostaria de trabalhar com você, de graça, sem ganhar nada, mas apenas para ficar ao seu lado, para aprender com você, viver com você, ser seu discípulo, e ver como você trabalha?" Parece uma pergunta utópica? Não é. Definitivamente não é, e eu acredito, que você deve conhecer alguém (talvez você mesmo) que já foi questionado com uma pergunta parecida. O verdadeiro Talento quer ser Herói, não vítima; Super-Herói, não mágico.

O Talento quer salvar o mundo, e não apenas colaborar com o desenho do plano de defesa. Mediocridade ou Talento? O que você prefere? Todos os dias nos olhamos no espelho e nos questionamos o quanto bonito estamos, mas quando, nos olhamos no espelho, e parando para refletir, perguntamos, "O quanto inteligente nós estamos?". Eu não conheço uma pessoa sequer que não deseja fazer a diferença no mundo. Igualmente, eu não conheço uma pessoa sequer que não esteja cansada, esgotada, e massacrada pelo dia-a-dia medíocre que são "levadas" a viver.


Um dia-a-dia que separa o Trabalho da Família, a Rotina da Inovação, a Teoria da Prática, o Amor do Cliente, a Tecnologia do Ser Humano e a Ética da Vida, é um dia-a-dia DRA-MA-TI-CA-MEN-TE MEDÍOCRE. "EU QUERO FAZER A DIFERENÇA!!!!", é isso que o seu funcionário-massacrado gostaria de te dizer quando sorri para você, entretanto, apenas diz, "Eu concordo", e baixa a cabeça para a sua idéia-commodity-de-sempre porque não houve "tempo" para o talento. É MUITO MEDÍOCRE reunir pessoas em uma sala e prometer a elas MUITO DINHEIRO se venderem 20% a mais do que no mês passado.

É MUITO MEDÍOCRE baixar os mais altos padrões éticos do mundo ao mesmo nível dos espelhinhos que os portugueses prometeram aos índios quando invandiram a nossa Terra em troca do melhor da terra.

Talento atrai Talento. Mediocridade atrai Mediocridade. O que você prefere atrair?

O dia-a-dia das pessoas hoje dentro das empresas me lembra muito o Halloween, não a festa, o filme. Um verdadeiro massacre. Sangue para todo lado, cabeças rolando, e no final do filme, o único cara que tá de pé, é o cara que NÃO TEM CÉREBRO. Nesse filme, que não tem fim, INSISTA EM VOCÊ MESMO. Ainda existem milhões de coisas para serem descobertas por aqueles que vivem os mais altos padrões éticos do mundo.

O que você acha de ser um desses CARAS? NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA.