sexta-feira, 26 de maio de 2006

O Código




"Eu ofendi a Humanidade e a Deus porque eu não consegui fazer tudo que eu tinha que fazer. Eu não consegui colocar em prática todo o meu potencial. O meu trabalho não atingiu a qualidade que deveria ter atingido."
Leonardo da Vinci




Querida(o) Amiga(o),
"Eu sou o chefe. A sala de reunião está lotada de "colaboradores" que se reportam para mim. Eu dou ideias, alguns questionam, alguns participam, alguns tomam nota, alguns balançam a cabeça em sinal de aprovação, alguns abrem a boca. Depois de 30 minutos, todos acabam concordando com as idéias que eu dei.
Em outras situações, eu conto algumas piadas que nem mesmo eu acho muito graça, mas ainda assim as pessoas sorriem e acham bacana. Como saber se as pessoas que estão a minha volta estão sempre dizendo a Verdade?". Essa é uma das três perguntas mais frequentes que eu recebo todos os dias no meu e-mail (as outras duas perguntas são um código que você vai ter que decifrar).
Eu sempre respondo a essa pergunta com uma outra pergunta, mas primeiro, o cenário: "Uma sala de reunião com 20 gerentes impecavelmente engomadinhos aguardam a chegada do seu mais novo chefe e gerente geral (Você) as 9:00 hs da manhã de uma segunda-feira ensolarada. Depois de vencer um desgastante processo de seleção conduzido por uma equipe de caçadores-de-cabeças bem rankeados na praça, você está prestes a dar um novo passo na sua promissora e meteórica carreira corporativa. Você vai assumir a posição de Gerente Geral de uma Unidade de Negócios que tem 800 "colaboradores" que se reportam para essa turma de 20 grease-men que esperam por você na sala há exatos 30 minutos. O elevador chega ao andar das salas de reunião, você desce, se encaminha para a sala que tem o nome do fundador da corporação "John Whatever Smith" gravado com letras douradas no topo da porta dupla de madeira de lei. A porta se abre sozinha (dali em diante, nessa nova posição, curiosamente, as portas vão abrir sozinhas, mesmo não havendo qualquer tecnologia wireless para abri-las, apenas um cidadão "wired" por perto). Você entra. Todos se levantam e olham para você."
Agora sim: a pergunta: "O que você diz para essas pessoas? Como você se apresenta para profissionais graduados, bem informados que serão seus funcionários diretos mas que você nunca viu na Vida?
Qual é o seu discurso de abertura?
Qual é o código que você vai QUEBRAR?
Qual é o código que você vai MANTER?
Qual é o código que você vai INVENTAR?
Qual é o código que você vai ESCONDER?"
PAUSA. CRANEIE. (momento de craniamento) FAST FORWARD!
Uma vez que você tenha sido escolhido para o cargo, imagina-se que você tenha experiência e habilidade para lidar com pessoas. Imagina-se que você leia muita coisa sobre o assunto, imagina-se que você devora livros, assiste palestras, e tem o sonho de se tornar doutor na matéria. Se você foi escolhido para a posição, você deve estar matando a pau, certo? Se você realmente estuda o assunto, eu acredito que durante algum de seus mergulhos na matéria, você deva ter dado de cara com vários textos sobre comportamento humano. Os papas da matéria humana dizem que para liderar as pessoas você precisa conhecer cada indivíduo profundamente, suas motivações, sonhos, aspirações etc, para assim conseguir afinar a sua comunicação com os interesses do povo.
Se você acredita nisso, e coleciona teorias sobre comportamento humano, neurolinguistico etcetera e tal, lá vai mais uma teoria. 10% da população mundial tem o perfil do Líder. Do cara que quer ser o primeiro do ranking, o primeiro do bairro, o primeiro da escola, o primeiro a ter coisas, o primeiro a ser coisas, o primeiro a dominar coisas. 9% da população mundial tem o perfil do Isolado. Do cara que anda sozinho, não pertence a nenhum grupo - a não ser ao grupo que não pertence a nenhum grupo -, resiste a qualquer liderança. 24% da população mundial tem o perfil do Analista.
Do cara cético, desconfiado, que não acredita em nada e toma decisão baseado em fatos concretos. 57% da população mundial tem o perfil do Seguidor. Do cara que sonha em ser sócio do clube da cidade, usa marcas famosas, não admite que é seguidor de coisa alguma - embora só compre os livros mais vendidos, assista aos filmes mais vistos, e vá aos restaurantes que todos frequentam. Ainda assim, não se considera seguidor de nada. Considerando essa teoria, devemos dizer que: 10% da população da sala que você acaba de entrar é líder, 9% é isolado, 24% é analista, 57% é seguidor, correto?
Tendo em vista uma audiência tão diversificada... Como você se apresenta?
PAUSA. CRANEIE. FAST FORWARD!
A partir de hoje eu vou trabalhar duro todos os dias para merecer a confiança de vocês. O dia de hoje é muito especial para mim. 20 anos atrás eu disse a mim mesmo: Eu quero fazer a diferença. Eu quero dirigir uma grande empresa para fazer História. Eu cheguei onde eu queria. Mesa de mármore imponente, cadeiras de couro fino, sala confortável, ar-condicionado com controle remoto automático, mega-corporação, executivos experientes, empresa tradicional. Como parte da minha preparação para estar aqui hoje, nos últimos sete dias eu mergulhei de cabeça nos números da nossa empresa. Como todos vocês devem saber, os resultados não são os melhores. Somos lucrativos há meses, apesar dos números de vendas estarem estagnados no mesmo patamar há anos; 78% dos "colaboradores" estão muito satisfeitos com o trabalho que possuem, apesar de não haver muitas novas idéias por aqui; nós recebemos 7 prêmios de Melhor Parceiro do Mercado entregues por fornecedores, apesar de não termos criado novos produtos ou casos de sucesso. Legal! Parabéns!
Mas tudo isso é muito pouco. Eu quero que essa empresa MUDE.
Eu quero ver a MUDANÇA AGORA!
Eu quero que cada indivíduo dessa empresa seja o MELHOR DO MUNDO.
Eu quero que todos saibam o quanto eu quero que cada um REALMENTE MELHORE como cidadão e profissional.
Eu vou ser direto com vocês hoje e sempre: Um bom número de profissionais entre vocês não estará nessa empresa daqui há um ano. Eu não estou fazendo uma ameça a ninguém. Eu apenas quero que fique bem claro qual é a minha mensagem: A empresa precisa abraçar mudanças. Cada um de vocês precisa abraçar mudanças.
A empresa precisa MELHORAR DRAMATICAMENTE tudo o que faz. A empresa precisa ENFRENTAR O NOVO ao invés de sobreviver. Se não está CLARO para alguém o que tem que ser feito, FALE AGORA. Esse é o meu Código. "Se vamos ser diretos", alguém pergunta no fundo da sala, "O que nós vamos fazer para evitar que algumas pessoas se machuquem ao longo do caminho?"
Nós vamos ensiná-las a ser EMPREENDEDORAS! Eu falo muito, eu tenho opinião formada sobre tudo, eu sei o que eu quero, eu sei como fazer, eu sei que vou chegar lá. Ao longo da minha vida eu cometi grandes erros, mas sempre procuro aprender algo a respeito. Não me interessa se o seu perfil é de líder, de seguidor, de analista ou de isolado.
A partir de hoje nessa empresa, o meu papel é provocar o desejo em você de ser O MELHOR DO MUNDO. S
e esse perfil estiver muito adormecido dentro de você, você não estará aqui no ano que vem.
FAST FORWARD! NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA!!!!