quinta-feira, 20 de novembro de 2003

"Matrix / Matrix Reloaded / Rebooted / e outras bobagens"

Pois é... a velha sina continua. A maldição das continuações continua recaindo sobre TODAS ou quase todas as continuações.
O primeiro filme foi muito bom, uma verdadeira "ficção científica" do novo milênio. Mundo digital, dominação das máquinas, luta entre o bem e o mal, coisas do gênero. O charme do filme é que a gente não entende bulufas desde o início e precisa ser persistente para começar a entender algo no final, e somente digerir por completo na segunda ou terceira vez que assite. (tem gente que assiste duzentas vezes e continua sem entender nada... mas isso é outra história).
O segundo filme não tem esse charme, porque o principal segredo foi explicado no primeiro. O segundo fica te enchendo de lutas e aquela cena de sexo e nudez desnecessárias no início, que ficou ridículo!!! E foi mais uma vez o uso de um recurso velho e barato para buscar bilheteria.
Mas, como eu disse, perdeu o charme. Nem quero ver a terceira parte. Exagero de minha parte - sim, vou assistir - porque gosto de assistir tudo para depois poder falar a respeito com razão e conhecimento. Mas já pressinto que vai ser duro de engolir, de digestão difícil, e muito!!! Me arrependi de ter comprado o Dvd da segunda parte. Mas, vá lá!
Os recursos de efeitos especiais são demasiadamente usados, tornando-se enjoativos durante o filme. Quando o infeliz vai lutar, a gente já tá mais cansado do que ele, e olha que nem levantamos da poltrona... Show barato e limitado de violência virtual mesmo!!! As cenas de perseguição na tal "BR101 deles" até que são boas e as cenas da moto também..., o duro é aguentar aquelas lutas em cima do caminhão... como falei, cansativo demais, repetitivo demais... e o gancho para a terceira parte... ridículo... faltou um bocado de imaginação para criar algo melhor, ou melhor, acho que gastaram tudo que tinham de criativo na primeira parte... agora não sobrou muita coisa. DEUSMELIVRE comprar mais alguma baboseira deles, como carttuchos de games, revistas e livros, como sugerem a mídia - para ajudar a compreender o filme - ... encheu o saco de matrix!!!
Como já disse, eu gostei muito do primeiro filme. A idéia foi muito original, mas muito mesmo, e a teoria muito bem formulada. A forma como o filme foi montada, foi genial, o que no início parece mais um filme de bobagens, começa a ficar interessante e intrigante, pois ele estimula nossa imaginação a formar possíveis teorias sobre do que o filme está tratando, mesmo durante o filme. Essa sensação só terá quem assistir o primeiro filme, sendo virgem como eu fui: sem ter lido nem escutado absolutamente NADA a respeito do filme. Por isso, durante o filme, ou seja, nos primeiros 15/20 minutos eu pensava que se tratava de mais um filme de bobagens virtuais, e coisas nada verossímeis. Mas com o passar do tempo, algumas pistas vão sendo lançadas, que aguçam a nossa curiosidade sobre o que realmente está acontecendo, e sobre o que É a matrix. Isso foi sensacional. Por isso comprei o Dvd, e assiti 2,3,4,n vezes, e cada vez aproveitando mais daquela "teoria" proposta.
Eu esperava algo assim no segundo filme... por isso a decepção! Nada disso aconteceu! Foi só um show de violência "cansativa"!!! E vc já começa a imaginar o final do filme, quando nada mais te surpreende, nem as palavras "to be continued"...

A verdade é que SEMPRE é difícil alguma continuação ser melhor que a primeira vez. Muito difícil...