sexta-feira, 26 de agosto de 2005

A Vida Como Ela É!

Um dia na vida de um Revolucionário.

O humilde é aquele que gosta de si mesmo. Pessoas inseguras são pessoas arrogantes. A arrogância é produto de pessoas com baixa auto-estima. Pessoas que não se sentem bem consigo mesmas precisam aparecer. Pessoas que se sentem bem consigo mesmas não precisam aparecer.

Querida(o) Amiga(o),

Oito horas da manhã, há exatos dois meses, o chefe de Mariana não dá a mínima satisfação a ela sobre o seu bônus do mês. O chefe – inflado de Senso de Urgência (vai nessa!) -, nunca tem tempo para sentar com Mariana para dizer a ela se as suas metas foram atingidas ou não.

De fato, Mariana não sabe dizer ao certo qual era a sua meta nesses meses todos, uma vez que o seu chefe furou todos os prazos de definição de metas, e não deu o mínimo retorno às suas solicitações de discussão sobre objetivos e iniciativas. “Ora, se a Mariana não reclama o que lhe é de direito, eu é que não vou falar nada”, pensa o chefe, “A maior interessada no assunto é ela mesma. Se ela não se manifesta, porque eu devo fazer alguma coisa?”. É claro que o chefe de

Mariana, como tantos outros que existem por aí, pensa que Mariana é estúpida. Esse tipo de chefe, é daqueles que só almoça com outros chefes, precisa de consultores para tomar decisão, faz avaliação de funcionário somente quando o RH implora, e se comunica com a sua equipe tão bem quanto o Lula se comunicava com o José Dirceu.

Se Mariana decidir ser Colaboradora na empresa em que trabalha, ela vai ficar na dela. Afinal, Colaboradora não se queixa. Colaboradora colabora. Colaboradora trabalha em equipe. Colaboradora busca consenso. Colaboradora precisa agradar a todos. Colaboradora executa as diretrizes da empresa mesmo quando não concorda com elas. Colaboradora decora a missão da empresa mesmo quando não entende o seu real significado. Colaboradora não se queixa do chefe, ou muito menos, LIDERA o chefe. Colaboradora se queixa apenas para o maridão que ela encontra todas as noites em casa, ou para as amigas que ela encontra todos os dias no messenger. Agora, se Mariana decidir ser REVOLUCIONÁRIA, ela vai fazer a sua própria meta, definir os seus próprios objetivos, e traçar as suas próprias iniciativas.

Se Mariana decidir ser REVOLUCIONÁRIA, ela vai perceber que PODER não se dá, PODER se conquista; PODER não se impõe, PODER se cultiva. Se Mariana decidir ser REVOLUCIONÁRIA, ela vai interpretar relatórios ao invés de somente lê-los, ela vai enviar e-mails relevantes PARA TODA A EMPRESA, ao invés de mensagens sobre “colaboração” somente para a sua panelinha de amigos. Você já enviou um e-mail relevante para a empresa inteira? Não? Você não é revolucionário.

Oito horas da noite, exatamente no dia de hoje, na loja da Blockbuster próxima a minha casa, eu fui informado pelo atendente da loja sobre a existência de um débito a pagar na minha conta em função da entrega atrasada da última locação. “Atrasado?”, “Você poderia me dizer quando isso aconteceu e qual foi o filme que eu devolvi atrasado, por favor?”, O ultra-simpático e gentil atendente bem treinado da Blockbuster disse, “A devolução dos filmes deve ser feitas até as 10 horas da manhã e não mais até a meia-noite. Você devolveu o filme no dia em que você deveria devolver, mas depois das 10:00 horas da manhã”, “Mas desde quando existe essa política?”, “Há um mês”, disse o robô, “Mas ninguém me disse nada...”, “Nós dissemos sim.

Veja a faixa que colocamos do lado de fora da loja”, “Legal, mas me mostra por favor alguma faixa que fala sobre essa política AQUI dentro da loja”, eu perguntei, “Realmente ainda não temos nada meu senhor, mas nós, os atendentes, estamos informando aos clientes sobre essa nova política”, disse a gravação, “Quer dizer que a diária da locação virou meio-período?”, “Meu Senhor, a devolução agora é até as 10 horas da manhã”, repetiu a gravação, “Quer dizer que um filme alugado as nove horas da noite precisa ser devolvido até as dez horas da manhã do dia seguinte?”, "Meu Senhor, a devolução agora é até as 10 horas da manhã”. “Então eu não vou pagar”, disse eu, “Eu não tenho problema algum em pagar o que eu devo, mas o que vocês estão me cobrando está errado, não é certo. Ninguém me comunicou nada, vocês estão mantendo os seus preços e modificando o prazo que eu posso ficar com a fita. Eu nunca atrasei nada e nunca iria atrasar a devolução se eu soubesse dessa nova política”, “Eu não vou pagar o atrasado. Pode chamar a Polícia porque eu vou chamar o Procon”.

Não pensem que a discussão foi brava ou acalorada ou mal educada. Do lado de lá um atendente-robô-sem-sentimentos-treinado-para-manter-a-calma e repetir no final “A Blockbuster agradece por você ter escolhido comprar na Blockbuster”, e do meu lado, um cidadão nada surpreso com esse tipo de desrespeito. Eu já vi esse filme antes. Dezenas de grandes empresas estão sendo processadas por terem reduzido o conteúdo dos seus produtos sem modificar as embalagens. O que essa turma pensa que eu sou, estúpido?

Eu não brigo e nem grito com robô-treinado. Eu simplesmente exerço o poder máximo que um cidadão no mundo capitalista possui: NUNCA MAIS COMPRO LÁ. Cadê a Hobby Vídeo???
Cadê a Cinema Brasil??? Cadê alguma locadora decente??? Quando vocês voltarem, me avisem que eu estarei por lá.

O que me frusta não é a Blockbuster. O que me frusta é a atitude dos brasileiros que estavam a minha volta. Enquanto eu argumentava com o atendente, todos me olhavam com aquela cara de desprezo que diz, “Esse aí deve ser Picareta”, “Tá arrumando confusão para não pagar”, “A Blockbuster nunca iria errar, ele é que deve ter se confundido”, “Paga logo e sai da frente seu pobre!”. Que país é esse? Um país comunista pseudo-capitalista. Um país onde as pessoas que andam com maços de dinheiro vivo são mais respeitadas do que as pessoas que andam com cartão de crédito. Um país onde aquele que colabora com as regras é mais respeitado do que aquele que defende princípios.

Um país que chama de arrogante aquele que é humilde e de humilde aquele que não se ama. Todas as situações são situações revolucionárias.

Todos os dias ensinam a você situações onde você pode fazer a diferença.

Todos os dias a direção do mundo que te cerca pode mudar completamente quando você decidir mudar alguma coisa.

Uma Revolução precisa apenas de Um Ato para acontecer.

Tome o Poder! E diga aos outros para fazer o mesmo.

NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA.