quarta-feira, 14 de abril de 2004

TRANSITO EM LONDRINA

A respeito da reportagem do dia 14/04, página do primeiro caderno da Folha - "Filhos vão educar os pais no trânsito":
O Trânsito em Londrina é uma lástima assim como em muitas cidades do Brasil. Porque? Falta educação. Educação correta! Educação completa e constante. Faz parte da educação também um poder público que seja ostensivo. Mas antes disso, tem que educar.
Este programa tem um objetivo nobre e deve ser contínuo, intensivo e ininterrupto. Não adianta ser uma ação isolada, somente em colégios públicos, e não ter continuidade em outros colégios e instituições de ensino, assim como educação permanente nas ruas e avenidas.
Achei muito infeliz a idéia de colocar o filho para cobrar "um docinho" do pai, caso ele faça uma infração - me perdoe o autor da idéia, mas ele está, inconscientemente, induzindo os pequenos à iniciação da prática da corrupção. Oras, é simples enxergar isso, além do que, nada de educativo tem em se cobrar do pai/mãe um "mimo" por um erro cometido. Os pequenos deviam sim é ser educados para denunciar seus pais que passam em sinais vermelhos, estacionam em local proibido, ultrapassar o limite de velocidade, fazem conversões proibidas, PARAM EM FILA TRIPLA NA FRENTE DA ESCOLA PARA PEGAR E DEIXAR SEUS FILHOS, e etc...
E, infelizmente, um pequeno de 8 anos ainda vem falar à reportagem que seus pais passam, a noite, em sinais vermelhos, e que de agora em diante, vai cobrar os "docinhos" de seus pais por isso! Oras bolas, mal sabe o pequeno que, seu pai, assim como muitos na cidade, cruzam o sinal vermelho a noite para se livrar dos ladrões que andam a solta, já que o próprio poder público é ineficiente no policiamento da metrópole!
Essa iniciativa, apesar de ser uma gota de salvação num oceano de problemas, é louvada e válida, desde que, renovo, seja parte de um programa mais abrangente e com conteúdo programático mais bem elaborado.