segunda-feira, 31 de maio de 2004


Olá pessoal. Este é o meu ambiente de trabalho!!! Dá prá refletir um pouco não? Como que esse cara consegue trabalhar num ambiente como esse??? Pois é...

Quais são os seus defeitos?

”Pense Grande! Fale Pouco! Ame Muito! Sorria com Facilidade! Trabalhe Duro! Faça Algo de Graça! Pague em Dinheiro! Seja Gentil!” Autor Desconhecido.

Querida Amiga (o),

Hoje você tem uma entrevista. Uma entrevista naquela empresa que você sempre sonhou em trabalhar para ocupar aquela posição que você sempre sonhou em ocupar. Nada de passeios desnecessários. Nada de compromissos pessoais. Nos últimos dias toda a sua agenda foi bloqueada para que você pudesse estar preparado para esse grande momento.

Depois de conversar bastante com amigos e familiares, e ler muito sobre a empresa e processos de seleção, você ainda se sente inseguro em responder a uma pergunta, "Quais são os seus defeitos?".

A pergunta sobre "Quais são as suas qualidades" você consegue responder com facilidade, entretanto, a pergunta sobre quais são os seus defeitos, pontos fracos e fraquezas é um grande desafio para você.

Por que é tão difícil assim responder a essa pergunta? Por que é tão difícil definir os nossos próprios defeitos?

Porque as nossas fraquezas são exatamente iguais as nossas forças. Os nossos pontos fortes são exatamente iguais aos nossos pontos fracos.

Não acredita? Faça a lista dos seus pontos fortes e pontos fracos e reflita DE VERDADE sobre eles. MERGULHE nessa discussão. Perceba como eles são parecidos.

Enganam-se aqueles que acreditam que o calcanhar de Aquiles era o seu ponto fraco. Não era. Aquilo que o derrubou foi justamente aquilo que o levantou.

Seja orgulhoso dos seus pontos fortes, eles podem até te derrubar um dia desses, mas são exatamente eles que irão te levantar de novo.

Na próxima vez que alguém te perguntar quais são os seus pontos fortes, "DIGA!", e quando esse mesmo alguém perguntar quais são os seus pontos fracos, "REPITA!".

Os meus pontos fortes são exatamente os meus pontos fracos. Eu reconheço isso.

EU PENSO GRANDE! Se eu entrar na sua empresa, eu vou viver todos os dias o sonho de um dia sentar na cadeira do Presidente. Eu vou crescer e levar todos que me cercam junto comigo. Nós vamos ser conhecidos no mundo inteiro e um dia desses seremos confundidos com uma nação. Nós vamos melhorar o mundo! Livros serão escritos a nosso respeito! E o meu nome irá aparecer na capa desses livros e não na capa de um manual técnico de produto.

PENSE GRANDE! E por esse ponto forte alguns vão te chamar de Arrogante.

EU FALO POUCO! Se eu entrar na sua empresa, eu vou comunicar o que eu acredito através dos meus braços, coração e espírito. Se for preciso, quando for preciso, e somente se for preciso, eu vou usar palavras. Eu quero ser recompensado pelas coisas que eu FIZ e não pelas coisas que eu falei. Eu sou um Ser Humano de AÇÃO e não de falação.

FALE POUCO! E por esse ponto forte alguns vão te chamar de Tímido.

EU AMO MUITO! Se eu entrar na sua empresa, as paredes cinzas do escritório vão ganhar colorido. PAIXÃO é o meu nome e TRABALHO é o meu espírito. A placa de ISO 9000 será substituída pelas fotos dos nossos funcionários. O prêmio que nós recebemos será substituído pelo depoimento dos nossos amigos-clientes. Nós vamos celebrar toda e qualquer emissão de nota fiscal, e todo e qualquer emprego que nós criarmos. Nós vamos celebrar! Sem esperar nada em troca.

AME MUITO! E por esse ponto forte alguns vão te chamar de fraco.

EU SORRIO COM FACILIDADE! Se eu entrar na sua empresa, nós vamos perder clientes. Nós vamos querer o mundo, mas talvez o mundo não nos queira. E daí? Não existe situação de desespero que me faça perder o controle, o bom senso e o propósito das coisas. Tudo está ligado a um propósito muito maior do que aquele que nós conseguimos ver. DESAFIO O MUNDO a me apresentar uma história com um final triste, muito provavelmente você conhece apenas capítulos tristes.

SORRIA COM FACILIDADE! E por esse ponto forte alguns vão te chamar de bobo.

EU TRABALHO DURO! Se eu entrar na sua empresa, eu vou querer uma cópia da chave do escritório para abrí-lo todos os dias pela manhã. Eu vou chegar para trabalhar todos os dias antes que todos! Eu vou dispensar sempre a primeira idéia que vier a minha cabeça porque a primeira idéia todos têm. Eu vou sempre me esforçar cinco minutos a mais para encontrar a segunda idéia. Aquela que por preguiça, comodismo e pressa ninguém encontra. Eu vou ler todos os dias. Ler para imaginar um mundo melhor, visualizar um mundo melhor, e transformá-lo em realidade.

TRABALHE DURO! E por esse ponto forte alguns vão te chamar de ansioso.

EU FAÇO ALGO DE GRAÇA! Se eu entrar na sua empresa, nós vamos pagar todos os impostos mesmo que isso seja as custas do nosso crescimento. Nós vamos parar de investir em projetos de Responsabilidade Social, caso em nossa casa, os nossos funcionários ainda morram de fome. Nós vamos ensinar às pessoas que é necessário todos os dias fazer algo por um amigo de outro departamento sem esperar nenhum mérito por isso. E mesmo que os outros não façam o mesmo.

FAÇA ALGO DE GRAÇA! E por esse ponto forte alguns vão te chamar de egoísta.

EU PAGO EM DINHEIRO! Se eu entrar na sua empresa, nós vamos crescer um dia após o outro. Cada tijolo da nossa fundação será colocado se nós pudermos colocar, e se e somente se, nós tivermos a capacidade de valorizar cada centavo que ganhamos no dia anterior. Eu prefiro ter uma fundação de valores do que um teto de vidro! Pode levar anos, pode levar décadas, mas nunca seremos escravos de nada!

PAGUE EM DINHEIRO! E por esse ponto forte alguns vão te chamar de conservador.

EU SOU GENTIL! Se eu entrar na sua empresa, nós vamos almoçar com os motoristas e estagiários. O presidente não terá uma sala maior porque é presidente, e o diretor não será diretor porque faz anos que é gerente. Seremos gentis com todos! Eu não vou baixar a cabeça para o meu chefe porque ele é o meu chefe! Eu vou estudar TODOS OS DIAS para saber sempre algo que ele não saiba para assim ajudá-lo a crescer.

SEJA GENTIL! E por esse ponto forte alguns vão te chamar de pobre.

Viva a sua vida baseada nas suas forças 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano durante TODA A SUA VIDA.

Seja um Ser Humano de ATITUDE, PERSONALIDADE, CORAGEM, ESPÍRITO FORTE, INTEGRIDADE e eventualmente você irá conquistar a posição que você sonha na empresa em que você sonha.

Nenhuma fraqueza de alguns será maior do que a soma das nossas forças.

Nós estamos nisso juntos! Nada menos que isso interessa.