sexta-feira, 30 de março de 2007

Camelódromos, contrabandos, piratarias e afins

André Lazzarini
"Atire a primeira pedra aquele quenão for pecador".
É verdade. Todos somos pecadores... assim, todos temos alguma culpa no crescimento dessa praga. Seja uma culpona ou uma culpinha...
Antigamente, lembro-me bem, ouvia-se falar em alguém que tinha um "conhecido" que poderia trazer uma garrafa de whiskye escocês legítimo. Daonde vinha? Sabe lá Deus! Mas o tal cara trazia e cobrava algum a mais sobre o preço do produto. Não era um meio de vida, porque o crime de contrabando era um crime, punido severamente pela lei. As vezes, ouviamos falar que fulano "foi pego" e tava preso... ou tinha que gastar tudo que ganhou nos últimos anos com advogados nos processos judiciais que enfrentava. Era algo criminoso. Perigoso. Somente os corajosos enfrentavam...
Era?
Ainda é, meu caro. Ainda é... só que a prática cresceu... deixaram rolar, afinal, tinha tanta gente desempregada que seria "um pecado" prender esses jovens destemidos trabalhadores que iam ao Paraguay comprar bugigangas - as vezes, no meio, algo que não era tão bugiganga assim - e trazer para vender e ganhar algum prá se defender na vida. Afinal, o governo tutor não foi capaz de fazer sua parte, proporcionando emprego, saude e educação decentes... então, era cada um por si e Deus por todos...
Quem não se lembra dos VCR Panasonic G9... se não teve um, certamente conheceu algum vizinho que ostentava um junto a sua TV, na sala de estar de suas casa.
Assim, aos "olhos grossos" dos governantes, policiais e todos os envolvidos em reprimir o contrabando, essa praga cresceu. Hoje é um gigante incombatível.
Na febre das bugigangas, vieram os 1,99, famosos por todo o país. Tudo "Made in China", "importado" via Puerto Iguazu ou Ciudade del Este ou sabe-lá-Deus como! Transportado em sacolas gigantescas nos porta-malas de onibus fretados especialmente para grupos que iam fazer suas compras.
Hoje trazem de tudo. E aqui, construiram enormes shopping-centers, carinhosamente chamado de "camelódromos", não porque lá vão encontrar algum espécime desse exótico animal, mas porque lá encontraremos todos os tipos de mercadorias que quisermos, trazidos do exterior, misturados à produtos "made in back yard"... tudo sem nota, sem controle, se garantia legal - só com aquela famosa "la garantia soy jo". Tudo na cara da lei que nada mais pode fazer, pois ela, a lei, ficou pequena e impotente diante do tamanho gigante monstruoso que se criou.
Como que esse monstro se criou e ninguém viu?
Ninguém viu? Pare já com essa miopia...
Claro que todos nós vimos! Aliás, todos nós alimentamo-lo quando ele ainda era um bebezinho... afinal, era apenas um VCR G9, uma garrafa de "red label" ou um vinho "liebfraumilch garrafa azul" que alguém encomendava daquele colega que, trabalhava durante a semana, mas tinha esse hobbie de buscar encomendas de amigos. Quando esse hobbie começou a dar mais lucro do que seu emprego, o tal colega largou seu emprego legal e passou ao comércio ilegal. Olha o monstrinho que era um bebê começar a crescer e engordar.
É claro que muitos se perderam pelo caminho, indo para encomendas mais pesadas... mas isso é outro assunto... e, ainda que seja outro assunto, também foi feito vista grossa, por isso o crime cresceu junto.
Voltanto ao monstrinho... ele cresceu, engordou, e como não tinha alguém que desse educação sadia, ficou um adolescente mal-educado e hoje acha que tem o rei na barriga. Acha?
E agora?
Agora, vemos os comerciantes legalmente estabelecidos pagando pelo crescimento desse monstro que dominou todo o mercado. Esse monstro cresceu e continua crescendo, muito bem alimentado pela população que, empobrecida pela incompetência dos governantes, não conseguiu ter educação digna, emprego formal decente, e hoje faz seus bicos... e se identifica muito com o tal comerciante do camelódromo... aí, porque pagar mais por qualquer produto se lá, encontramos um similar pela metade (ou muito menos) do preço?
Qualidade? ah, isso não é tão importante assim...
Garantia? Lá, vale a palavra do vendedor - "la garantia soy jo"... e olha que vale mesmo...
Legalidade? hummm... isso é muito complicado... porque vou comprar algum produto que tem imposto embutido... prá alimentar o sistema corrupto? Ñão... tô fora... prefiro um preço menor do que qualquer outra vantagem...
E vai por aí afora:
Vai estragar meu CD/Dvd? Vai nada...
Vai durar pouco? Quem se importa... afinal, pelo preço que paguei, dá prá comprar um por mes...
Vai fazer mal prá saude? Será mesmo... óia que não sei não...
Mas... e aquele problema, da loja que vai fechar, da locadora que tá quebrando... ah, se somente eu fizer "certinho", não vai mudar nada mesmo... então, vamo-que-vamo!!!
É... o caminho para o céu é uma estrada estreita e íngreme... já o caminho pro inferno é uma ladeira larga aonde cabe todo mundo...
O mais importante é que CABE NO MEU ORÇAMENTO MENSAL, NO MEU SALÁRIO - afinal somos um pais de pobres e miseráveis.
Não era prá ser assim... não poderia ser assim... as pessoas de bem, educadas, patriotas (será que isso existe ainda) deveria lutar pelo seu pais, um pais melhor, mais honesto e justo... mas não é isso que se vê... é um verdadeiro "cada um por sí e Deus (nem sempre) por todos" literalmente!!!
Você compra em camelódromo?
Você compra produtos importados ilegalmente?
Você compra CDs/Dvds pirateados?
Você se importa com isso???

NEPOTISMO

André Lazzarini
Até quando vamos assistir essa perversão dominar os gabinetes públicos deste pais?
Até quanto teremos que SUSTENTAR esse bando de esposas, esposos, filhos, primos, tios, cunhados, noras, genros e amigos-do-peito, na maioria sem competência para as funções públicas que assumem, usar e abusar de poderes absorvidos de seus pares eleitos legitimamente???
Até quando vamos pagar essa conta?