quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Dois Paranás

Eu já disse várias vezes e volto a dizer: o Paraná são dois estados!!!
Um, que fica no sul e funciona em sincronia perfeita (?) com a capital e arredores. Tudo lá é feito para lá, somente. Não para cá, muito menos para ná!!!
Outro, que fica no Norte, é independente. Toma suas próprias decisões (naquilo que é possível) e segue seu rumo, apesar da ligação político-dependente com esse "apêndice" que é o sul.
Já passou da hora de "dividir essa divergência" de interesses, essa dispersão de ideias (odiei a "ideia" de escrever "idéia" sem acento, de acordo com a nova regra ortográfica!) e esse desencontro cultural. Nós, daqui do norte, somos muito mais São Paulo do que Paraná. Na verdade, acabamos por nem ser do Paraná e muito menos de São Paulo!!! Isso se "ser Paraná" significar algo relacionado com o sul... porque "ser Paraná" pode muito bem ser ter os pés vermelhos... porque não???
Por isso mesmo, eu digo: chega!
E a geografia indica o caminho... existe uma serra que nos divide e nos separa histórica e culturalmente (além do óbvio: geograficamente). Essa serra faz toda a diferença... além do que "eles" nem gostam de nós mesmo... (para comprovar isso: tente localizar em Curitiba uma placa sequer com a indicação da saída para "Londrina". Não há! A única indicação é "Norte do Paraná" - o que mostra que, lá na capital, Londrina não existe... o que existe - para eles - é uma região separada com algumas cidades que eles nem se dão o trabalho de nominar) e nem fazemos questão de ser "gostados" por eles... eles que fiquem com seu frio e suas coxas brancas, mais próximos dos barrigas verdes... deixem nós ficarmos com nossos pés vermelhos, encardidos desse barro; deixe-nos aqui com nosso sol e nosso calor, nossos hábitos e costumes, mas com nossa autonomia e independência... deixem que tomemos nosso rumo, nossas decisões, levemos nossos tropeços e com eles aprendamos a caminhar sozinhos rumo ao futuro certo e inevitável...

Nenhum comentário: