segunda-feira, 14 de fevereiro de 2005

Problemas da Humanidade

Os problemas da Humanidade podem ser resolvidos pela Humanidade.

Ser bem sucedido não é vencer grandes problemas com sabedoria. Ser bem sucedido é não ter os mesmos problemas do ano passado.

Querida(o) Amiga(o),
Eu sempre digo que a vida não tem altos e baixos. Perdas e Ganhos? Não!!! Simplesmente não existe essa coisa de bons momentos e maus momentos. O que é má sorte ou boa sorte? Um garoto americano quebra a perna e os pais dizem: "Que azar!", na semana seguinte chega uma carta do governo americano convocando o moleque para lutar no Iraque. O pai comunica ao governo americano sobre o estado físico do garoto de dezoito anos, e esse o libera de "matar" no Iraque. Uma garota brasileira recém-saído-do-berço, em seu primeiro emprego, recebe o cartão vermelho do seu primeiro chefe em um sermão de duas horas que a faz chorar em prantos, refletir sobre sua vida, atitudes,ou falta delas, e voltar para casa no fundo do poço. Um mês depois, ela consegue um novo trabalho, madura e consciente. Eu não julgo os momentos.
Eu não julgo a vida. Eu não perco o meu tempo julgando nada nem ninguém. Não julgo porque não existe a mínima possibilidade de conhecermos a história de alguém do começo ao fim. Apenas capítulos. Eu não deixo momentos dirigirem a minha vida!!! Um amigo muito próximo a um outro amigo, que estudou na mesma escola que o outro estudou, cresceu no mesmo bairro que o outro cresceu, teve as mesmas oportunidades que o outro teve, e ganha financeiramente exatamente o mesmo que o outro ganha, convida o amigo para conhecer a nova, ampla, sofisticada e caríssima casa que ele comprou para sua família. Ele conta ao amigo como ele comprou a casa, como ele economizou centavo por centavo por anos e anos, se furtou de prazeres, viagens, diversões e outras facilidades que a vida moderna para comprar a casa dos seus sonhos. O outro amigo pensa então na vida que leva com sua família, em como eles vivem em um apartamento modesto mas próprio, desfrutam da vida como acreditam que deve ser, repleta de prazeres, viagens, diversões e outras facilidades que a vida moderna oferece. O amigo nasceu pobre, ficou rico, e quer morrer rico. O outro amigo nasceu pobre, ficou rico, e quer morrer pobre. Eu não julgo os momentos. Eu não julgo a vida. Eu não preciso ter mais do que ninguém, e o que os outros têm não tem a mínima importância para mim. A minha vida não está indexada a vida de ninguém!!! Eu não deixo a trajetória dos outros dirigir a minha vida!!! Eu não quero ser mais bem-sucedido do que o vizinho. Eu quero ser mais bem-sucedido do que eu mesmo, eu quero ser mais bem-sucedido do que eu mesmo no ano passado. Eu não tenho medo dos problemas de hoje. Eu me preocupo apenas quando eu vejo que os problemas de hoje são os mesmos do ano passado, e eu, simplesmente eu, deixei que eles se repetissem.
"Deus não existe", questionam as pessoas, "Se ele realmente existisse, ele não deixaria tanta gente sofrer, tanta gente morrer assassinada, tanta gente viver uma vida de violências e problemas". Eu tenho uma filha. Amo ela profundamente. Vê-la chorar rasga o meu coração. Vê-la sofrer quebra as minhas pernas. Entretanto, eu sei, eu sinto, eu compreendo, que por mais que eu a queira perto de mim, o melhor que eu posso fazer por ela é ensiná-la a viver a vida sem eu por perto. Todos os problemas que temos, e todas as faltas que cometemos, PRECISAM ser resolvidas por nós mesmos. Sozinhos. Porque a maior prova de amor que um pai pode fazer por um filho é não ser paternalista. Os problemas do nosso departamento foram criados por nós e precisam ser resolvidos por nós. Os problemas da nossa empresa foram criados por nós e precisam ser resolvidos por nós. Os problemas da nossa sociedade foram criados por nós e precisam ser resolvidos COM URGÊNCIA por nós.
Os problemas da Humanidade são MEUS! Eu quero resolvê-los! Eu quero derrubá-los! Porque EU, EU quero deixar o meu PAI orgulhoso de mim. Nada menos que isso interessa.

Nenhum comentário: