quarta-feira, 8 de setembro de 2004

Aprender a aprender

"Aprender a aprender é a habilidade mais importante da vida. O verdadeiro amigo é aquela pessoa que sabe tudo sobre você, sabe o quanto você é louco e diferente, e mesmo assim ainda gosta de você." Autor Desconhecido

Querida(o) Amiga(o),

Quando eu digo que eu prefiro assistir a uma sessão de pregação dos pastores evangélicos na televisão ao invés de assistir a uma palestra do Peter Drucker em algum encontro de executivos engravatados que tem por aí, me chamam de louco. Porque loucura é transformar a sua empresa em uma entidade amada por todos, e sanidade é transformar a sua empresa em uma corporação temida por todos.

Quando eu digo que eu prefiro fazer compras na Rua 25 de Março ao invés de ficar enclausurado dentro de um shopping center, me chamam de louco. Porque loucura é procurar por idéias em lugares diferentes, e sanidade é procurar por idéias nos lugares que todo mundo procura.

Quando eu digo que eu prefiro observar as pessoas nos parques e nas ruas, ao invés de ler relatórios e gráficos, me chamam de louco. Porque loucura é procurar por idéias para uma empresa em um parque de diversões, e sanidade é procurar por idéias para uma empresa em um evento para donos de empresas.

Quando eu digo que eu prefiro a urgência de um hospital, de uma padaria, de um supermercado, ao marasmo de um gigante corporativo, me chamam de louco. Porque loucura é procurar por idéias de negócios no melhor hospital da cidade, e sanidade é procurar por idéias de negócios na melhor empresa corporativa da cidade. Um grande erro.

Temos uma visão muito curta do mundo dos negócios. Imaginamos que os negócios são feitos apenas por empresas, dessas que tem escritórios corporativos e engomados nos melhores cartões postais da cidade. Somos capazes de passar por uma cadeia de 50 lojas de varejo que vende pastéis e salgadinhos nas esquinas da cidade, que possui 500 funcionários, pesquisa, desenvolvimento e tecnologia de ponta, e ainda chamá-la de loja, e não empresa. Um grande erro. Se você quiser aprender sobre logística, passe uma madrugada com um feirante, do momento em que ele compra frutas e legumes no mercado municipal para vender na sua barraca, até o momento em que ele desmonta sua barraca para começar tudo de novo em outro lugar.

Se você quiser aprender sobre gerenciamento de tempo, passe o dia dentro da redação do jornal diário da sua cidade, do momento em que os jornalistas começam a escrever as matérias, passando pelo momento em que tomam a decisão sobre qual será a notícia da primeira capa no dia seguinte, até o momento em que as milhares de cópias são distribuídas porta-a-porta doze horas depois.

Se você quiser aprender sobre marketing e projetos, leia sobre como nascem as idéias para filmes e novelas dentro dos grandes estúdios de cinema e televisão. Do momento em que estudam as tendências do comportamento humano para a próxima temporada, passando pela escolha dos roteiros, seleção dos atores, montagem dos cenários, cumprimento dos horários e orçamentos até a finalização dos filmes seguidos do lançamento de toda espécie de quinquilharia no mercado.

O melhor do mundo dos negócios não usa gravata, não trabalha das 9 as 5, muito menos de segunda a sexta-feira. O melhor do mundo dos negócios não tem sexo, não tem religião, não tem horário e nem classe social. O melhor do mundo dos negócios chama-se VIDA. E está em todo lugar. Cada esquina que você cruzar, existe um MBA te esperando para ser aprendido e trocado.

Publique um jornal por dia. Salve um paciente por dia. Produza um filme por dia. Reze uma missa por dia. Abra a sua barraca todos os dias. Se isso é loucura, eu quero ser louco. Nada menos que isso interesa.

Nenhum comentário: