domingo, 8 de agosto de 2004

Apareça! Você está muito escondido.

"A paz não será conquistada por aqueles que protegem as suas diferenças com fervor, mas por aqueles que possuem a mente e coração abertos para buscar relacionamentos. A paz não surge da falta de conflitos, mas da vontade de conviver com eles." Autor Desconhecido.

Querida(o) Amiga(o),

Toda vez que eu entro em uma empresa, eu olho ao meu redor e me pergunto, O que eu estou fazendo aqui? Eles já tem tantas coisas boas. Eles já tem escritórios, funcionários, produtos, serviços e soluções. Eles já tem, algumas vezes, fábricas, sistemas, clientes, fornecedores e campanhas de marketing. Eles já tem teto, piso, paredes e telefone. Eles já tem experiência e história. Eles já sabem coisas que eu nunca vou saber. Eles já fazem coisas que eu nunca vou fazer. Eles têm o que qualquer um quer ter um dia. Uma Empresa. Quem sou eu para dizer a alguém que construiu algo tão maravilhoso como sua própria empresa, o que deve ser feito? Toda vez que eu entro em uma empresa, as pessoas pedem para eu contar a história dos outros. Na área de Vendas, os vendedores querem saber como Samuel Klein construiu a Casas Bahia. No departamento de Marketing, os marketeiros querem saber como o Comandante Rolim construiu a TAM. Na divisão de Operações, os controladores querem entender como Sam Walton construiu a Wal-Mart. No andar de Finanças, a turma do dinheiro quer decifrar como Amador Aguiar construiu o Bradesco. Na sala de Tecnologia, os técnicos querem saber como Thomas Watson construiu a IBM. Quanto tempo perdido... Se você quer ouvir uma boa história, leia um livro de Fernando Morais ou assista a um filme de Steven Spielberg. Se você quer dar uma boas risadas, leia um livro de Luis Fernando Veríssimo ou assista a um filme de Woody Allen. Além de aprender uma boa história você também vai se divertir. Mas não me venha dizer que a história do Samuel Klein é mais fantástica que a história da sua empresa. Que baixa auto-estima... Já existem vários Comandantes Rolins e Sam Waltons escondidos atrás dos computadores, telefones e relatórios de qualquer empresa, fazendo e acontecendo todos os dias, sem ter as suas histórias contadas pelos quatro cantos da empresa. Mas infelizmente, estamos muito ocupados prestando atenção a vida do vizinho para valorizar tudo que temos. E tudo que fizemos até hoje. Eu não conto histórias dos outros. Eu quero ouvir a sua história. Apareça! Você está muito escondido. Na próxima Reunião Anual da sua empresa, não contrate um contador de histórias ou um ator de piadas, peça para aqueles que escrevem diariamente a história da sua empresa, para falar em público sobre as histórias heróicas que todos vocês vivenciaram juntos ao longo dos últimos meses. O Melhor já está conosco. Preste atenção a ele. Toda vez que eu entro em uma empresa, as pessoas me perguntam, "Como anda o mercado?", "O que os outros estão fazendo?", eu respondo, "Eu não sei por onde anda o mercado e não quero saber. Eu não sei o que os outros estão fazendo e não quero saber. Eu só sei que o nosso Brasil possue quase 200 milhões de cidadãos muito mal servidos e muito mal cuidados em todo tipo de terra e cidade que existe por ai. A questão aqui é apenas uma, Quantos e Quais brasileiros você está realmente afim de ajudar?". Toda vez que eu entro em uma empresa, eu sei que eu vou aprender muito com os heróis e fazedores de história que toda empresa possui. Mas eu sei, que só é possível aprender com os outros, quando somos humildes o bastante para ficarmos calados, e deixar os outros aparecerem. São essas, as histórias internas da sua empresa, que podem ajudar você a crescer e prosperar. É o que está dentro da empresa, perdido, esquecido, que pode realmente melhorar as coisas. E não o que está fora. Nós vivemos em uma era de mudanças. Sem dúvida nenhuma tudo vai mudar. Tudo vai evoluir. Os avanços da humanidade vão afetar a todos nós. Mas o grande erro que todos nós cometemos nessa era de mudanças, é falar exageradamente sobre as coisas que devem ser mudadas, quando deveríamos falar sobre as coisas que não devem ser mudadas. Sobre os Princípios que continuaram inabaláveis estejamos no epicentro de um terremoto ou no topo do mundo. Tudo muda. E quanto muda, nós precisamos contar aos outros tudo o que sabemos para que possamos prosperar sem deixar de valorizar o que fomos, o que somos, o que seremos. O que me resta fazer quando eu entro em uma empresa? Aplaudir. Aplaudir aqueles que Fazem a História e tem coragem de contar aos outros tudo que sabe. Toda vez que eu entro em uma empresa, as pessoas me perguntam quem é o "Autor Desconhecido" das minhas frases. Eu respondo, "O Autor Desconhecido é Você. O mundo será completo quando cada um de nós perceber que se eu escrevo é porque alguém me disse. Se você faz é porque alguém ensinou. Se alguém cresce é porque alguém empurrou. Todos nós devemos eterna gratidão e retribuição a todos nós. Não somos dignos de dizer que fizemos algo sozinhos." A sua história precisa ser contada. Eu quero ouvir. Apareça! Você está muito escondido. Nada menos que isso interessa

Nenhum comentário: