Querida(o) Amiga(o),
A empresa tem 20 anos de história. 200 funcionários. Familiar. Os diretores: pai e filhos, irmãos e irmãs. Um deles é técnico, esforçado, trabalha aos domingos se preciso for, não terminou a faculdade, não gosta de cursos e não lê sobre negócios, não promove a criatividade entre os seus funcionários e muito menos exige garra da sua turma, delegar tarefas não é sua praia. O outro é super disciplinado e exigente, sistemático ao extremo cria panacéias e sistemas complexos que demandam investimentos desnecessários e não levam ninguém a lugar algum. A diretora é prática e rápida, mas falta serenidade e paciência para liderar pessoas, disciplina e experiência para lidar com todas as coisas que tem que ser feitas. A outra é generosa, mãezona, tem experiência internacional, mas não cobra resultados, não enfrenta a realidade, vive em um mundo de fantasias.
Antes que você se assuste, eu não estou falando sobre a sua empresa.
Qualquer semelhança é mera coincidência... Como nós resolvemos esse problema?
O quê fazer quando "adultos", ou melhor, crianças-grandes com diferentes personalidades se enfrentam na defesa dos seus "brinquedinhos" territoriais?
Bem, você poderia pensar que esse tipo de comportamento e atitude existe apenas em empresas familiares brasileiras e não dentro dos escritórios das multinacionais como HP, Petrobras, General Motors ou Nestlé. Engano seu. Seres Humanos são Seres Humanos em todos os lugares, o pacote vem completo seja na Vila Nova Conceição ou no Jardim Peri Peri.
Por que então algumas empresas são mais bem-sucedidas do que outras? Por que o capitalismo, o empreendedorismo e a inovação florescem em algumas empresas enquanto em outras mal consegue se sustentar? A diferença está na busca da eterna instabilidade. A inovação floresce onde existe um Objetivo. E quando atingido esse Objetivo, nós perseguimos outro Objetivo independente das vontades mesquinhas ou pessoais de cada um. O Caos é o nosso único universo, a nossa única música e fonte de inspiração! Onde o empreendedorismo floresce existe um Objetivo maior do que as pessoas, onde a mediocridade prevalece existe "gente ocupada" e preocupada com a saúde do próprio umbigo; pessoas que passam o dia inteiro olhando para o monitor de um computador sem necessariamente atingir um objetivo profissional concreto. Onde o empreendedorismo floresce existe um Herói, um Ser Humano de verdade, um Cidadão do bem e de bem que em um determinado momento resolve tomar a iniciativa de juntar os seus pares em uma sala de reunião para estressar o que for necessário estressar para falar sobre "Onde nós queremos chegar?" e não sobre "Como nós devemos fazer as coisas".
Ao invés de discutir o quanto temos que treinar, onde temos que treinar, quantas horas temos que treinar, que capacitação temos que ter para competir, ou mesmo se gabar sobre o quanto o nosso tempo está bom durante os treinos, o Herói pergunta "Por que estamos treinando tanto? Que competição queremos vencer? Qual medalha de ouro queremos conquistar?". Ao invés de defender o uso do avião, carro ou transporte marítimo, o Empreendedor pergunta "Por que estamos discutindo o meio de transporte? Qual é o país que queremos conquistar?". O Herói combate a complacência! Qualquer conversa fiada sobre diferenças nas relações interpessoais e falta de motivação termina quando nos perguntamos qual é o Objetivo que queremos alcançar. O melhor do Ser Humano aparece quando o Melhor Objetivo é definido, o pior quando não sabemos onde queremos chegar. Se você vive perto de alguém que se contenta com a medalha de prata ou está feliz com os objetivos que atingiu, o seu trabalho é definir um novo objetivo que envolva a participação do cidadão mesmo que ele não queira. Alguém tem que puxar a carroça! Nem todo mundo quer ganhar a medalha de ouro, falar em público ou viver 100 anos; levar uma vida tranquila e discreta é o objetivo de vida da grande maioria das pessoas, mas não é o meu, espero que não seja o seu. Não tem nada de divertido em trabalhar em um lugar dirigido por alguém que tem pouca ambição. Esse tipo de mentalidade influencia a maneira que o cidadão contrata pessoas, gerencia pessoas, promove a empresa, lidera os processos. Os ativistas dos direitos humanos dos pequenos empresários fazem tudo que podem para evitar a expansão da Wal-Mart. Segundo eles, onde a gigante se instala, os pequenos empresários quebram. Mas a grande verdade é: os pequenos quebram porque eles fazem a mesma coisa há décadas se recusando a mudar e oferecer algo diferente para os seus Clientes. Eles não tem ambição o suficiente para oferecer serviços dignos de medalhistas de ouro e muito menos humildade para encontrar um nicho de mercado onde possam ser diferentes da gigante.
Eu espero que o mundo do Trabalho seja cada vez mais competitivo. Eu espero que a Wal-Mart dobre de tamanho nos próximos 10 anos e destrua os preguiçosos. Eu espero que os R$ 100 milhões de reais que o Submarino fatura POR MÊS hoje se transforme no faturamento por dia em 5 anos. Eu espero que a Lei da Cidade Limpa que a prefeitura implementou em São Paulo seja levada para todo o Brasil e varra de uma vez por todas a propaganda de massa das nossas Vidas.
Quem vai trazer a Tivo para o Brasil???!!!
Eu espero que tudo isso aconteça para que você possa ser mais Generoso com aqueles que te cercam. Quando a competição estressar, quando for extremamente difícil se diferenciar dos milhares de profissionais parecidos com você, o punhado de Clientes, funcionários e fornecedores passarão a valer muito mais do que você imagina. Eu espero que tudo isso aconteça o mais rápido possível para que o Ser Humano se torne o verdadeiro diferencial do mundo dos negócios.
O mundo dos negócios é um jogo.
Você tem que vencer todos os dias.
Você precisa Pensar (300!) e não apenas acreditar (The Secret), ler dados e fatos (Tecnologia) e não feelings e sensações (Misticismo), você precisa desafiar os paradigmas, quebrar as teorias e se tornar adulto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário