Quando você se transforma em um líder, quando você vira pop star, quando a sua careca é estampada na propaganda de uma cerveja, a sua cabeça aprende a pensar SEGURANÇA, e não PROGRESSO. Entretanto, somente depois que você desafiar os seus preconceitos e paradigmas, você consegue ajudar alguém a fazer o mesmo.
Querida(o) Amiga(o),
Por que o gerente de marketing não leva a sério as idéias do gerente de vendas? Por que o gerente de produção nunca tem tempo para participar das reuniões semanais lideradas pelo gerente de logística? Por que o gerente de recursos humanos deleta quase automaticamente todos os e-mails enviados pelo gerente de vendas? Por que o gerente de produtos e serviços nunca participa de reuniões que incluam apenas profissionais do mesmo nível hierárquico que o seu ou inferior?
Por que essa gente grande não se respeita? Porque essa gente grande só respeita ordem de chefe e não de colegas?
Por que o chefe dessa turma precisa vestir o chapéu de Polícia da Empresa para colocar a turma na linha?
Por que esse tipo de coisa AINDA acontece na empresa em que você trabalha apesar de todo o dinheiro gasto com ferramentas de motivação, campanhas de incentivo, mapeamento de competências e sistemas de informática e gestão?
Por que colegas não respeitam as idéias uns dos outros e recusam a ser liderados por gente que nem a gente?
Por que as pessoas, apesar de afirmar que vão fazer as coisas, não fazem; não se importam em atrasar, não se importam em avisar proativamente os colegas sobre o atraso, não se importam com o que os outros pensam do seu profissionalismo?
O que é preciso fazer para terminar, varrer e eliminar da sua frente tanta palhaçada, complacência, desrespeito e falta de amor uns com os outros? A primeira coisa a fazer é parar de liderar a sua equipe com o estilo Carlos Alberto Parreira de ser. Qual é o estilo Parreira de liderar talentos? "Liderança é deixar os seus liderados jogar a vontade para que possam transformar todo o potencial que possuem em resultados dentro do campo".
NEM A PAU!!! QUE VIAGEM!!! QUE MEDIOCRIDADE!!!!
Mesmo que o seu gerente de vendas tenha batido todas as metas de faturamento nos últimos seis meses e tenha um histórico de conquistas internacionais e relacionamentos com clientes, você não pode deixar o cara jogar sozinho. Mesmo que o seu gerente de marketing seja o cara mais criativo que você conheça, vencedor de prêmios em Cannes e professor de MBA, você não pode terceirizar a quota do mês para alguma jogada sensacional do marketeiro. Se você tem os melhores do mundo trabalhando para você, você precisa definir altos padrões de trabalho para todos eles. E quando eu digo alto padrão de trabalho, é alto mesmo. Não tô brincando. Os melhores do mundo não aceitam qualquer idéia, não compram qualquer liderança, não engolem qualquer ordem. Gente medíocre requer liderança. Gente Grande, Excelente, Fantástica, Sensacional, Madura, Adulta, Educada, Estudada e Vivida, MELHOR DO MUNDO, requer MUITO MAIS liderança. Se você investe 10 minutos do seu tempo com a turma problemática, você precisa investir 1 hora do seu tempo com a turma que é MELHOR DO MUNDO. Gente medíocre, com suas balas de chumbinho, não fazem grandes estragos.
Deixe a turma solta. No máximo eles vão matar uns passarinhos aqui e outros ali. Gente Grande com seus canhões a laser, precisam ser direcionados para o mesmo lugar, senão, queimam toda a empresa, a todo momento, e por tabela, os matadores de passarinhos. Se 10 minutos com gente medíocre geram 10 resultados semi-medíocres. Uma hora com Gente Grande geram...???
O que eu estou dizendo é: VAMOS REGRAR A VIDA DOS MELHORES DO MUNDO!!!! Ou melhor, vamos deixá-los REGRAR suas próprias vidas. Como? Ligue agora para um hotel fazenda ou praia, 50 quilômetros distante do seu escritório, e peça por uma sala de reuniões que não tenha janelas, que não tenha telefone, que não tenha conexão com internet, que não tenha energia elétrica, que tenha bloqueador de celular. Diga ao hotel que você precisa da sala por um dia inteiro. Diga que você precisa de apenas uma mesa redonda dentro da sala, uma mesa grande o bastante para acomodar o número de gerentes de gente que você possui ao seu redor. Diga ao gerente do hotel que você vai reunir na sala os cavaleiros da távola redonda da sua empresa. Uma vez agendada, comunique a data da reunião aos seus cavaleiros. Diga que será terminantemente proibido o uso de celulares, notebooks e computadores de mão durante a reunião. Diga que sobre a mesa de reunião será permitida apenas folhas de papel, caneta e lápis.
O dia inteiro, sem exceção, sem interrupção.
Diga que o objetivo da reunião é definir o ESTATUTO DO ADULTO da sua empresa.
Diga que todos terão a oportunidade de definir as REGRAS DE COMPORTAMENTO e as CONSEQUÊNCIAS para aqueles que infringirem a LEI.
Diga que você acredita que a gerentada da empresa é FANTÁSTICA. Diga que você não espera nada menos do que o ESTADO-DA-ARTE em PADRÃO DE COMPORTAMENTO E HUMANIDADE para o ESTATUTO DO ADULTO (entenda-se: MANIFESTO DA LIDERANÇA).
Vá para a reunião. Provoque a participação de todos. Cada gerente deve expor cinco comportamentos que devem estar presentes no MANIFESTO. Cada novo item proposto para essa nova CONSTITUIÇÃO deve ser debatido durante 10 minutos ou até alguém encontrar uma razão para incluir e uma razão para excluir. Uma vez definida a nova CONSTITUIÇÃO, ESTATUTO ou MANIFESTO da LIDERANÇA da sua empresa, leia atentamente. O ESTATUTO é da estatura do grupo? A nova CONSTITUIÇÃO exige FIBRA para se tornar realidade? O MANIFESTO vai fazer de todos melhores SERES HUMANOS? O grupo foi exigente o bastante uns com os outros? Mesmo que tenham sido, uma vez líder dos líderes, você precisa levantar a barra ainda mais. Deixe-me dizer a você o que o ESTATUTO DO ADULTO deve cobrir: Quanto houver reuniões do grupo, a participação de todos é inegociável. Se você disser que vai fazer alguma coisa para algum membro do grupo, faça. Se você se comprometeu a fazer uma atividade, mas algum problema apareceu que irá impedir você de entregar o prometido, avise os colegas com antecedência. Seja receptivo a novas idéias. Não use velhas histórias sobre pessoas que tentaram fazer e não conseguiram. Não diga que não pode ser feito até que você tenha craniado construtivamente sobre a questão "Como nós podemos fazer essa idéia funcionar?". Não aponte culpados. Todo sucesso que tivermos é um sucesso do grupo e toda falha que tivermos é uma oportunidade para o grupo se corrigir, e aprender algo novo, e melhorar. Todas as discussões de idéias, disfunções, bateção de cabeça entre os membros do grupo devem permanecer dentro do grupo. Nunca fale mal de qualquer membro do grupo, ou discussões que aconteceram durante as reuniões para qualquer funcionário ou membro do grupo. Enquanto 100% dos participantes do grupo não aprovarem ou comprarem uma idéia discutida em grupo, a discussão não termina. O Consenso total entre os membros do grupo deve ser o objetivo de todas as discussões de idéias. Qualquer membro do grupo pode e deve interromper outro membro do grupo quando suas atitudes e comportamentos não estiverem de acordo com os princípios que guiam o grupo. Qualquer membro do grupo está encorajado a dizer "Nós não concordamos em fazer X? Por que estamos fazendo Y...?". Quando um membro do grupo violar um dos princípios determinados no estatuto, o cidadão deve pagar uma multa estipulada pelos membros do grupo. O grupo será intolerante com os membros que apresentarem os seguintes comportamentos: abuso do poder com outros membros do grupo ou funcionários, fofoqueiro, reclamão, chorão; fujão de responsabilidades, incapacidade de medir o trabalho que entrega, falta de espírito de trabalho em equipe, intimidação, fazer das suas as regras que todos devem seguir, praticar politicagem, abandonar uma discussão porque suas idéias não foram aceitas, falta de auto-motivação, auto-estima, amor próprio, falta de confiança nos colegas, respeito e integridade, falta de diplomacia, gentileza e profissionalismo. Todo membro do grupo deve manter-se focado em metas tangíveis e comprometer-se publicamente com resultados mensuráveis além de definir prazos finais para tomar decisões. Além disso, todos devem discutir abertamente a performance da empresa e sua própria performance versus metas, métricas e comportamentos. Confronte diretamente todos os membros do grupo sobre comportamentos e resultados. Todos devem encarar os problemas assim que surgirem, falar sempre a Verdade, e quando não souber qual é a Verdade, investigar, questionar, provocar opiniões diferentes entre os membros do grupo e entre os funcionários até que a Verdade apareça. Por fim, TODO MEMBRO do grupo deve fazer VISITAS FREQUENTES e CONSISTENTES aos Clientes que somados trazem 80% dos negócios da empresa.
A palhaçada ACABOU. A energia vai ser concentrada. A Vida vai ser Regrada.
Nada mais do que isso interessa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário