Venho acompanhando atentamente a discussão que se faz no Brasil afora sobre os sistemas de cotas para ingresso nas universidades.
Muito me admira os movimentos que se dizem "em defesa" dos direitos daqueles que se sentem excluídos da sociedade, ainda que por culpa do período imperial, lutem contra a discriminação e ao mesmo tempo defendam o tal sistema de cotas, que, ao meu entender, é ultra-discriminatório.
Achei absurda a justificativa da presidente do Conselho Municipal da Comunidade Negra ao justificar que "os negros tem que entrar para o narcotráfico para ganhar mais dinheiro", colocando essa como a única saída para os negros que querem "ganhar mais", e, justificando assim, a existência de narcotraficantes negros no país!!! Ora, ora, ora... que visão infantil (e discriminatória) de um problema muito mais complexo e profundo! É uma infelicidade ler uma declaração desta vindo de uma pessoa que tem um cargo de responsabilidade.
Voltando às cotas: quer maior discriminação do que isso? Separar as cotas de tudo que se oferece para a sociedade, numa porção especial aos negros? Se tal sistema de cotas vier a ser imposto à sociedade, prefiro que tais cotas então sejam oferecidas desde à pré-escola, inclusive em estabelecimentos particulares. Cotas somente nas universidades é demagogia e populismo!
Esse tipo de paternalismo é inadimissível numa sociedade democrática.
Atenção senhores líderes, lutem pelos DIREITOS e não por COTAS.
Façam um favor aos que tem pele negra e seus descendentes: NÃO PROVOQUEM MAIORES HUMILHAÇÕES DISCRIMINATÓRIAS SOBRE OS MESMOS!!! Sim, porque qual a reação que podemos esperar das pessoas de outras raças, que ficarão menos favorecidos neste momento???
É simplesmente ridículo imaginar que pessoas serão humilhadas a ponto de serem colocadas um a um, numa sala isolada, para serem fotografadas e sua foto analisada por uma comissão (de cientistas?) para serem ou não declarados OFICIALMENTE negros (ou descendentes)!!! Estaremos, assim, a um passo de alguém exigir o exame de DNA dessas pessoas para a comprovação final!!! E, se não for adotado nenhum sistema para identificar os negros e seus descendentes, a auto-declaração vai desmoralizar o sistema de cotas, já que estamos habituados a ver diversos abusos pelo país afora!
Meus caríssimos, vejam a que absurdo estão expondo as pessoas que se declaram negras.
Existe ainda algo a ser analisado: e aquelas que realmente são negras ou descendentes, mas não querem se submetar a tal humilhação??? Estarão elas fora das cotas???
Ainda ontem, ouvindo entrevistas na TV, uma estudante disse algo em que devemos pensar:
- "Estaremos criando, no futuro, uma "cota" de profissionais recém-formados!"
Algum de vocês já pensou a respeito? No futuro, seu filho vai levar seu neto ao posto de saude e um médico negro vai atendê-lo. A pergunta, ainda que mental, será inevitável: "Ele foi beneficiado pelo sistema de cotas???" Isto é discriminação ou não?
O trabalho a ser feito deve ser direcionado no sentido de se eliminar a discriminação racial (esse sim um verdadeiro crime) através da educação, e proporcionar igualdade entre os cidadãos. Não há como acabar com o a discriminação racial se não for através da educação!!!
Sistema de cotas é racismo.
É favorecimento discriminatário à algumas pessoas.
Depõe contra a luta dessas entidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário