"Acredite naqueles que buscam a verdade. Duvide daqueles que encontram". Autor desconhecido.
Querida Amiga (o),
Quando éramos crianças, jovens na escola ou na faculdade, era freqüente conversarmos sobre o significado da vida, da carreira, da família, das idéias, do amor, das coisas que aprendemos. Hoje, a discussão é sobre o número de clientes que possuímos, os preços que devemos sustentar, os impostos que devemos pagar, os concorrentes que devemos vencer. Nunca mais falamos sobre as coisas realmente importantes para nós. Nunca mais falamos sobre o significado das coisas que fazemos. Deixamos para alguém pensar e ler por nós. Terceirizamos o que é importante.
Quando você irá permitir renascer a mesa de botequim dentro da sua empresa, para assegurar que todos tenham um espaço para discutir sobre o significado do que fazem, para encontrar por si mesmo o caminho correto?
Quando saímos de férias para conhecer novos lugares, é comum retornarmos carregados de rolos de filmes de fotografias. Fotos que vão direto para o porta-retrato em cima da cômoda da sala, se juntar as outras fotografias tiradas em outros lugares "diferentes". Somos capazes de viver a nossa vida inteira em uma determinada cidade, sem nunca ter tirado uma única fotografia sequer da rua em que vivemos, do nosso bairro, da nossa praça, da nossa cidade. Terceirizamos os melhores lugares. O terceiro (outros lugares) é sempre melhor do que o primeiro (nossa casa). Desde quando a rua em que você mora é menos interessante do que Paris? Pense novamente. Leia novamente.
Quando você irá tirar uma fotografia da sua rua para mostrar para o seu neto como as coisas eram no seu tempo, e explicar a ele o trabalho que se sucedeu para tudo mudar para melhor?
Quando recebemos uma ligação de um cliente nosso, é comum sermos percebidos como muito aquém do que somos e podemos oferecer. Deixamos que os outros nos vejam como eles querem ver. Outros que não tiveram tempo, ou mesmo interesse, para entender com profundidade o quê somos. Terceirizamos o que podemos ser. Somos incapazes de mostrar tudo que somos.
Quando você irá assumir a responsabilidade de demonstrar aos outros o que você é e pode fazer? Faça isso, ou acostume-se a ser comparado aos outros.
Quando ficamos reféns de funcionários que não produzem, mas dão desculpas; que não seguem as diretrizes da empresa, mas suas próprias, e freqüentemente continuam em suas posições porque VOCÊ tem medo de solucionar o problema e causar um transtorno ainda maior. Terceirizamos a direção da nossa empresa. Somos incapazes de tomar as rédeas do que é certo fazer.
Quando você irá cortar aquele funcionário-jurássico que insiste em trabalhar para a ELE S.A. ao invés de trabalhar pela EQUIPE S.A.? ELIMINE! E veja o que acontece.
Quando tratamos colegas e fornecedores como objetos, que precisam obedecer regras, entregar coisas, cumprir prazos, entender o que precisa ser feito sem ter recebido muitas explicações, e resolver nossos problemas sem questionar. Terceirizamos assim amizades, relacionamentos, e o nosso próprio futuro.
Quando você irá parar de passar aos outros os seus problemas e começar a resolver os problemas dos outros?
Quando sentados em uma roda de familiares, nos sentimos importantes ao falar que trabalhamos para uma grande empresa, famosa, sólida, que é um dos "melhores lugares para se trabalhar", que tem o seu futuro determinado por alguém muito distante de nós (como a Parmalat). Terceirizamos assim o nosso próprio emprego, carreira e vida.
Quando você irá perceber que uma coisa é você ter um emprego e outra completamente diferente é você dar emprego a outras pessoas?
CHEGA DE TERCEIRIZAÇÃO! Chega de pedir para outras pessoas fazerem o que VOCÊ poderia fazer. Chega de contar com o CÉREBRO e ATITUDE de outras pessoas para decidir até onde você pode chegar.
CHEGA DE VALORIZAR O QUE VOCÊ NÃO TEM!!!
Você não precisa ter todas as respostas para as minhas perguntas, mas você precisa ter no seu coração, a CORAGEM de querer saber quais são as suas respostas. Se você não procurar isso agora, é capaz de quando você chegar no seu futuro, você culpar o seu passado.
CHEGA DE TERCEIRIZAÇÃO! Nada menos que isso interessa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário