�Aquele que faz uma pergunta parece tolo por 5 minutos; mas aquele que não faz perguntas permanece tolo por toda a vida.�
Prezado Amigos e Amigas,
Apesar de 9 em cada 10 teorias sobre liderança afirmarem que: “Determinar a visão e direção de uma empresa é a principal missão de um lÃderâ€�; “Ter a certeza de que a empresa possui os recursos necessários para realizar essa visãoâ€� é uma missão tão importante quanto.
Se você quer ser lÃder, siga a regra número um: Nunca pare de fazer perguntas, Nunca pare de interrogar a realidade, Nunca pare de questionar tudo e todos. Acredite que a única certeza que se pode ter na vida é que as coisas mudam.
Veja um exemplo, você tem 2 filhas, uma tem 20 anos, e a segunda está prestes a completar 10 anos de idade - o seu aniversário se aproxima e você ainda não sabe o que vai dar a ela -, o que fazer ? Você então se lembra que quando a sua primeira filha completou 10 anos de idade você deu a ela uma maravilhosa boneca Susie que ela simplesmente adorou. Aà você pensa: “Bom, se funcionou com a primeira deve funcionar com a segunda.� Se você fizer isso, o que você acha que vai acontecer ? Será que a sua segunda filha vai adorar o presente ? O que você acha que aconteceu com os desejos dessas duas gerações em 10 anos ? Tudo mudou! Os seus gostos mudaram, os seus comportamentos mudaram, as necessidades mudaram. O mesmo fato, em uma escala maior, está acontecendo com os seus clientes e o seu mercado, e se você não parar para questionar as necessidades do seu “cliente� antes de executar o seu plano e estratégia, você estará seriamente colocando em risco os resultados esperados.
A regra é a seguinte: Nunca pare de questionar a realidade, nunca pare de perguntar o “Por que?â€� das coisas. Além de determinar a direção de uma empresa, o trabalho de um lÃder é ensinar a sua equipe a chegar no coração dos problemas através de um persistente e construtivo questionamento.
Por exemplo, se um gerente determina um plano um crescimento de 8% para o seu mercado, cabe ao lÃder questionar o que ele vai fazer para conseguir executar esse plano, e por que ele chegou a essas conclusões. Que produtos vão gerar o crescimento esperado ?, Quais novos clientes serão conquistados ?, Quantos vendedores nós temos e quantos vendedores tem o nosso concorrente ?, Qual o diferencial que vamos desenvolver para esse mercado ?, O que os nossos concorrentes vão fazer a respeito ?, Quanto iremos economizar com essas ações ?, Quem será o responsável por coordenar todas essas ações ?
Se você quer ser lÃder, trabalhe todos os dias para desenvolver a cultura do “Por que ?â€� na sua empresa.
Nunca pare de interrogar a realidade. Nada menos que isso interessa.
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