sexta-feira, 27 de janeiro de 2006

A Vida Como Ela É!

Eu prefiro sentir compaixão do que saber o seu significado.

Eu acredito na possibilidade de fazer as coisas. Possibilidade Política. Possibilidade Espiritual. Possibilidade Industrial. A possibilidade radical de um presente e futuro tão bonito, apaixonante e interessante que nenhum partido político, preconceito ou crença egoísta possa destruir. Não interessa se é esquerda ou direita, eu sou leal a MENTALIDADE empreendedora. O mundo é o lugar certo para aqueles que estão pensando seriamente em como melhorar a vida dos outros.


Querida(o) Amiga(o),
Em Setembro de 2003, Yonatan Shapira, piloto da força aérea israelense, escreveu uma carta que deixou boa parte do povo israelense de boca aberta. Endereçada ao alto comando do exército, e co-assinada por outros 26 pilotos, a carta dizia, "Nós, os pilotos, nos recusamos a fazer parte dos ataques da Força Aérea Israelense a populações civis. Nós nos recusamos a ferir pessoas inocentes. Esses atos são ilegais, imorais e corrompem os valores da sociedade israelense". A carta tornou-se pública, a turma da alta patente sentiu-se ameaçada. Os pilotos foram expulsos da força aérea israelense em questão de horas. "Eu comecei a repensar o meu trabalho quando eu vi crianças mortas", "No começo eu achava que tudo era normal. Mas aí a coisa toda virou uma sanguinária rotina. Primeiro era um homem bomba, depois um líder do Hamas, depois um membro do Hamas, depois um simpatizante do Hamas, depois, por erro técnico, uma família inteira", "Eu acredito nos Dez Mandamentos, e até onde eu sei, "Não Matarás" continua sendo um deles e nada justifica o contrário".
As medalhas de latão e latinha seriam a fama e glória para Yonatan, mas ele disse NÃO. Yonatan hoje tem sua própria empresa.
A Wal-Mart e seus 300 bilhões de dólares em vendas com apenas 4.000 lojas no mundo é uma empresa fascinante. O poder dos caras é tão grande, tão forte, tão extenso, que uma única canetada do comprador do Wal-Mart em uma proposta de negócios pode significar o início ou o término da produção anual de uma fábrica inteira de qualquer coisa em qualquer lugar do mundo. Centenas de pessoas podem ser empregadas ou demitidas assim que uma reunião de 30 minutos termina na área de compras do Wal-Mart. Quem não gostaria de fazer negócios com uma empresa tão poderosa quanto o Wal-Mart? Todo mundo, menos Jim Wier. "Nesses três anos que estamos fazendo negócios com o Wal-Mart, o nosso preço caiu todos os anos", disse Jim Wier para o Vice-Presidente do Wal-Mart, "Todos os anos novos benefícios são acrescentados ao nosso produto, mas mesmo assim, o Wal-Mart continua achando o nosso produto caro demais", "Hoje, com o preço que vendemos o nosso produto para vocês, a nossa empresa não está ganhando dinheiro algum. E se continuarmos a trabalhar desse jeito esse ano, eu vou perder dinheiro", "Eu até poderia fazer isso, perder dinheiro com vocês e não quebrar", "Entretanto, além da Wal-Mart, nós temos uma rede de revendedores que representam 80% das nossas vendas, sendo assim, se fizermos tudo pelo Wal-Mart, nós colocaremos esses parceiros em uma posição de desvantagem", "Se fizermos isso, corremos o risco de perder tudo". Quando Wier comunicou a rede de revendedores que os produtos deles não seriam mais vendidos no Wal-Mart, o volume de negócios aumentou, e rapidamente voltou aos patamares dos anos Wal-Mart.
O maior do mundo quis fazer negócios com Jim Wier, mas ele disse NÃO.
A pior coisa que você pode fazer a si mesmo nessa vida é ter MENTALIDADE de empregado, ATITUDE de escravo, COMPORTAMENTO de peão. Não interessa se é o exército, não interessa se é o Wal-Mart, BAIXAR A CABEÇA para ordens burras e estratégias estúpidas JAMAIS. NUNCA. NUNCA MAIS! Aceitar ordens é MENTALIDADE de peão, fazer tudo que o cliente pede é MENTALIDADE de escravo.
MENTALIDADE é tudo!
O que você pensa é o que você será. O que separa um empregado de um empreendedor é a MENTALIDADE e não as habilidades. Não adianta nada aprender algo novo se você vai continuar com a mesma MENTALIDADE sobre as coisas. Como alguém pode pensar que trabalhar para um único cliente (o seu atual patrão) é mais seguro do que trabalhar para diversos clientes? O empregado, o escravo e o peão tem a MENTALIDADE do fracasso.
O empregado acredita que o trabalho começa as 9:00 e termina as 17:00 hs. O escravo acredita que somente se a empresa investir em novos equipamentos, novos sistemas e novas novidades chegaremos a algum lugar. O peão acredita que as vendas só vão aumentar quando o mercado melhorar ou os juros cairem. O empregado acredita que a vida segue o caminho da escada corporativa e está contente com isso, estagiário, assistente, supervisor, gerente, diretor, vice-presidente até sócio aposentado do clube de campo da empresa. O escravo quer saber se a empresa tem plano de carreira!!!! O peão é tarado por ordens, só trabalha quando alguém diz o que tem que fazer ou quando o chefe entra na sala. O empregado é burocrata, tudo precisa de um formulário, tudo precisa de um processo, tudo precisa de um e-mail, tudo precisa de um advogado. O empregado, o escravo e o peão, quando frente-a-frente com os problemas que aparecem quando o lugar está contaminado com a MENTALIDADE que eles mesmo disseminaram, resolvem a parada com um calendário de TREINAMENTO de novas habilidades para todos os peões, NOVOS PROCESSOS, NOVOS INCENTIVOS DE PLANOS DE CARREIRA e uma nova piscina no clube de campo.
Mas o fato é que a causa da causa da causa do problema não são as estruturas, as infra-estruturas, os processos e os sistemas, mas a MENTALIDADE DAS PESSOAS. A MENTALIDADE vencedora é sobre DETERMINAÇÃO, PERSISTÊNCIA, JULGAMENTO, AMOR PRÓPRIO, PAIXÃO, FOCO, DISCIPLINA, OTIMISMO, RISCO, BOM SENSO, SACRIFÍCIOS, TRABALHO DURO, MUDAR O MUNDO, MELHORAR O MUNDO e TER UMA CAUSA FILOSÓFICA maior do que a própria pessoa e a própria empresa.
É preciso haver DETERMINAÇÃO na MENTE das pessoas, "Ninguém sai da sala até chegarmos a um consenso entre todos", "Não importa se as coisas sempre foram assim, não está dando resultado, vamos mudar, quem quer liderar a mudança?", "Eu não vou prá casa enquanto não terminar o que eu tenho que fazer". É preciso haver JULGAMENTO na MENTE das pessoas, "Por que o nosso melhor cliente é o nosso melhor cliente?", "Por que ainda não vendemos para aquela famosa empresa?", "Só temos 100 reais para investir, precisamos escolher entre um ou outro investimento, como vamos fazer a escolha?", "Os seus argumentos não são o suficiente para me convencer a aprovar o projeto, traga mais argumentos".
É preciso haver OTIMISMO na MENTE das pessoas, "Vamos estudar uma nova maneira de consertar o erro", "Nós recebemos Amor quando damos Amor", "Se a entrega não acontecer, nós vamos retirar", "As vendas do produto X vão cair, vamos oferecer o produto Y". É preciso haver UMA CAUSA FILOSÓFICA na MENTE das pessoas, "Nós fizemos esse produto para mudar o mundo", "Nada é por acaso, o cliente deve ser tratado como todos nós gostaríamos de ser tratados", "Nada será igual depois que começarmos a trabalhar nessa cidade", "As pessoas vem antes de tudo", "A nossa alma não está a venda, corrupção jamais". Eu prefiro sentir as consequências de uma MENTALIDADE empreendedora na minha vida do que saber o significado de uma vida empreendedora.
Vigie o quê você pensa.
Desafie os empregados, os escravos e os peões do mundo com a MENTALIDADE da possibilidade.
Nunca pare de pensar assim.
NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA!

segunda-feira, 23 de janeiro de 2006

A Vida Como Ela É!

Você consegue resistir a invasão de um Exército mas nunca a invasão de uma Idéia.O sentido da vida é ser o MELHOR DO MUNDO, ser DIVINO, ser HUMANO. Ao desejar ser o MELHOR DO MUNDO, os pobres de espírito vão chamá-lo de arrogante, enquanto os ricos de espírito vão se ENTUSIASMAR com você. A mais nobre atividade da vida é ENERGIZAR as pessoas.

Querida(o) Amiga(o),

Eu não acredito em trabalho em equipe! Eu penso que trabalho em equipe é uma grande besteira. Um besteirol para igualar mediocridade a talento. Quem acredita em trabalho em equipe acredita em mediocridade.

Quem acredita em trabalho em equipe é aquele "chefe" que gosta de dizer que na empresa dele "não tem chefe" e todos são iguais, mas se todos são realmente iguais, porque o "chefe" que "não tem chefe" ganha mais, trabalha em uma sala maior e tem carro da empresa? Hipocrisia! SIM, existe Chefe!!! SIM, existe Talentos!!! SIM, existe hierarquia! SIM, infelizmente, não existe Democracia!!! SIM, quando líder, você vai ter que se livrar dos sabotadores ao invés de trazê-los para "a equipe". SIM, existe gente que rala mais do que os outros!!! SIM, existe o EU muito antes do NÓS!!! SIM, existe o "funcionário do mês de Janeiro", que deveria ter ganho de novo em Março, em Maio, em Julho, em Setembro, mas infelizmente, não ganha, porque na empresa da turma que trabalha em equipe, cada departamento deve premiar alguém, daí, os gerentes fazem acordão para que todos fiquem felizes, contentes e acomodados em seus tronos do mês. Hipocrisia!!! Eu não acredito em gente que fala "Nós" o tempo todo, "A nossa equipe deu o melhor", "A minha equipe está desmotivada", "A empresa está muito parada", "Os clientes não me recebem", "As pessoas não querem nada com nada", "O mercado está ruim", "Aqui todos são talentosos" e todo esse blá blá blá dos acomodados e medíocres que preguiçosos que são para pensar, nivelam todas as pessoas em um mesmo plano. Eu não acredito e não suporto esse papo furado. NUNCA! JAMAIS!

Diga algo pelos outros. NUNCA! JAMAIS!

Diga aos outros o que EU estou sentindo. Eu não te dou esse direito, nem os outros. Se a empresa está parada, EU não estou. Se as pessoas estão desmotivadas, EU não estou. Se todos são talentosos, EU sou ÚNICO. Se todos deram o melhor, EU nem comecei ainda. NÃO ME COLOQUE NO MESMO BALAIO DE GATO COM OS OUTROS! VIGIE-SE!!! PRESTE ATENÇÃO ao que você FALA! Quando você diz, "As coisas estão difíceis para a equipe", SAIBA, que lá no fundo, o que você está dizendo é, "Eu acredito que será muito difícil para eu fazer alguma coisa", Quando você diz, "O mundo só tem ladrão", o que você está dizendo é "Se eu encontrasse hum milhão de reais em uma mala na rua, eu pegava para mim".

O que você vê nos outros, no mundo, é exatamente aquilo que VOCÊ é, nem mais, nem menos. Se pessimista todos são, pessimista você é; se otimismo tudo está, otimista você é; se honestidade existe em tudo, honesto você é. OBSERVE a sua volta!!!

Aqueles que dizem algo pelos outros, são aqueles que fariam exatamente o que eles falam que os outros fariam. As PALAVRAS denunciam as pessoas. As palavras são aquilo que PENSAMOS, resultados dos HÁBITOS que de verdade temos, fruto do CARÁTER que construimos a cada dia das nossas vidas, depois que FALAMOS o que PENSAMOS. O meu dicionário, não é o Aurélio ou o Houaiss, nem o Michaelis ou o Webster. O meu dicionário é MEU, eu construi ele, e nele, palavras foram arrancadas, queimadas e ABOLIDAS para sempre.

NÓS, não EXISTE. EQUIPE, não CONSTA. EU, vem MUITO ANTES de TUDO! Um exército de pessoas não ganha guerra nenhuma, mas um Ser Humano ENTUSIASMADO com uma Idéia na cabeça é IMBATÍVEL. "A equipe", que todos gostam tanto de falar a respeito, se desmotiva muito fácil. Se desmotiva porque o indivíduo, quando obrigado a se anular pela massa de gente, desaparece, perde o TESÃO pela vida, perde o ENTUSIASMO pelo trabalho, e a REBELDIA ORIGINAL que nasce com ele. "A equipe" não existe. "A equipe" é um grande desrespeito com aqueles que levam a empresa, as idéias, os preconceitos e os paradigmas nas costas. Se o Princípio do Pareto se aplica a tudo, se aplica aqui também. 20% da "equipe", de todas as equipes, levam a "equipe" nas costas, então, para quê serve o 80% restante?

O "T-Bot" da Coréia do Sul está a caminho. O "T-Bot" ou "O Rôbo que Pensa" será vendido e consumido aos milhões daqui a exatos 5 anos na Coréia da Samsung e LG (o país atrasado que passou o Brasil enquanto brincávamos de comunismo, socialismo e petismo). O "T-Bot" nasce para substituir aqueles que trabalham muito e aqueles que gostam do que fazem. Sim, porque aqueles que trabalham seus bíceps e aqueles que precisam de agrado nos seus corações, SERÃO SUBSTITUÍDOS pelo meu amigo "T-Bot". O "T-Bot" reconhece o dono, bate um papo alto-astral com o dono, sabe do que rola no mundo porque está conectado a internet, sabe ler poesia para o dono, mostra videos do que aconteceu durante o dia com seus filhos, e ainda consegue preparar alguns petiscos para o dono. O "T-Bot" realiza trabalho doméstico braçal, e trabalho doméstico para acalentar corações, mas NÃO SUBSTITUI cérebros. Não substitui aqueles que desejam faturar o funcionário do mês TODOS OS MESES. Não substitui aqueles que causam confusão nas reuniões. Não substitui aqueles que brigam com educação e gritam com moderação. Não substitui aqueles que causam constrangimento nas pessoas por saber o que os outros não sabem. Não substitui os estagiários que tem porte de presidente, ou os presidentes que fazem trabalho de estagiário. Não substitui aqueles que fazem perguntas difíceis em auditórios lotados sem medo de passar carão ou fazer papel de ridículo. Não substitui aqueles que sabem, que entendem, que compreendem, que admitem, que A MAIS NOBRE ATIVIDADE DA VIDA É ENERGIZAR AS PESSOAS E AS EQUIPES, e se esconder no meio da multidão SEM PENSAR EM SI MESMO é o ato mais anti-ético que existe. Não substitui aqueles que ACREDITAM que vende mais, vende melhor, cresce e prospera na vida, aquele que se expõe mais do que os outros. EU sou a minha equipe. EU começo e EU encerro tudo. Você pode marcar uma reunião para daqui a quatro meses às 14:30 de uma quarta-feira, e eu estarei lá, você não precisa reconfirmar, eu estarei lá. Você pode confiar em mim como confia na Melhor Empresa do Mundo. Eu não deixo rastro para trás. Eu não dou trabalho para os outros da "minha equipe", e se acontecer de eu dar trabalho para alguém, eu quero ser DEMITIDO.

Tudo de bom, tudo do bem, tudo que é certo fazer na vida, requer que você se esforce mais do que o normal. Depender de outras pessoas é terrível, ENTUSIASMAR muitas pessoas é DIVINO. Você consegue invadir o mundo com essa Idéia.

NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA.

A Vida Como Ela É

Você recebe o que você pede.

"Como é possível aprender na vida?", "Você precisa aprender a ouvir", "Sim! É isso mesmo, eu preciso aprender a ouvir os outros", "Não, você precisa aprender a ouvir a si mesmo".

Querida(o) Amiga(o),

No mundo perfeito todos os colaboradores (eu não SUPORTO esse termo) recebem aumento de salário sem pedir por ele e todos os clientes compram da sua empresa sem você precisar sair de trás do seu messenger. No mundo perfeito todo mundo lembra do aniversário de alguém antes da data, todo mundo percebe sozinho tudo o que você oferece, todo mundo ganha beijos sem dar carinho.

No mundo perfeito, você recebe tudo sem precisar pedir nada, mas, infelizmente, você tem que morrer para viver por lá, porque FELIZMENTE, você vive no mundo IMPERFEITO!!!

E no mundo IMPERFEITO - essa MARAVILHA chamado Planeta Terra - você recebe o que você PEDE. Somente aqueles que colocam o chefe EDUCADAMENTE contra a parede EMBASADOS DE FUNDAMENTOS recebem aumento de salário. Somente aqueles que ligam para os seus clientes e mostram ENTUSIASMO em querer fechar uma venda fecham uma venda. Somente aqueles que são ATIVISTAS e tem um plano de ação para lembrar os clientes sobre cada produto que vendem uma vez de cada vez são percebidos por tudo que oferecem.


Nessa vida, nesse maravilhoso mundo imperfeito, que você veio aperfeiçoar, você recebe SOMENTE aquilo que você pede, somente aquilo que você REALMENTE quer, o quê eu considero: MA-RA-VI-LHO-SO Eu não quero nada de mão beijada nessa vida. Eu não quero tirar pedido! Eu não quero mesada, eu não quero mensalão, eu não quero medalha.

Eu quero tudo por MERECIMENTO baseado na melhor MERITOCRACIA do mundo: o meu TRABALHO. Talvez você não estivesse lendo hoje a minha mensagem, se em 1978, Bill Gates e sua trupe de hippies barbados e sujos não tivessem batido na porta da corporativa IBM pedindo para serem os CARAS que fariam o sistema operacional que a gigante tanto procurava para incorporar no primeiro IBM PC que iria revolucionar o mundo para sempre.

Talvez você nunca viesse a ver a Terra do espaço (algo que um dia você vai fazer com a ajuda da Virgin Galactic), se em 1962, Richard Branson, fundador da Virgin, não tivesse batido na porta do famoso filósofo francês Jean-Paul Sarte chamando-o para ser um dos colunistas do jornalzinho sem-vergonha que Branson acabara de criar do nada no dormitório da sua faculdade. Nessa vida tudo que eu tenho eu consegui porque eu PEDI. Ninguém deu, ninguém dá. E é isso mesmo, e eu espero que continue assim.

É claro, eventualmente, o teu telefone vai tocar, a turma dos galãs irá te chamar, a grande empresa, a famosa gravadora, a editora global, mas isso só acontece se você pediu antes. Você mandou dois buques de flores, três caixas de chocolate, não teve retorno, e agora você está em dúvida se deve ligar para saber o quê o cara achou? LIGA!!!

Você deixou dois recados na secretária eletrônica do cara, três e-mails foram enviados para cobrar aquela proposta, ninguém ligou de volta, você está em dúvida se deve ligar? LIGA!!!! AGORA!!!! Você quer liderar aquele projeto fantástico mas ninguém disse que você pode fazer, você está em dúvida se deve pedir, PEDE!!!! AGORA!!! "Eu... ligar para o cara que apareceu na revista para perguntar se ele quer fazer negócios comigo?", SIM!!!, você, AGORA, não interessa se o cara apareceu na revista, LIGA, AGORA!

Ninguém faz, o cara tá lá, sozinho, o telefone dele não toca, LIGA!!!! AGORA!!! O que você REALMENTE quer? De quem? PEDE!!!! AGORA!!!! "Ah, mas eu tenho medo...", NÃO!!!! Você NÃO TEM medo!!!! Você simplesmente não tem o HÁBITO de fazer isso. Faça uma, faça duas, faça três, e pronto, você tem o HÁBITO. PEDE!! AGORA!!!! Eu peço, ele pede, nós pedimos, eles pedem. Na dúvida, PEÇA!!! Alguém já te deu muitos descontos e você não sabe se deve pedir mais? PEÇA!!! O seu papel na reunião que ainda vai durar uma hora já terminou, você está em dúvida se deve pedir para sair da reunião para trabalhar em algo mais produtivo? PEÇA!!!

Meses atrás, semanas antes de Peter Drucker morrer, um jornalista perguntou a ele, "Mr. Drucker, qual é o legado que você vai deixar para a humanidade?", Peter Drucker pensou, pensou e disse, "Eu vivi uma vida onde eu fiz o que eu acredito ter sido a coisa certa". Qual é a coisa certa? PEDIR!!!! Pedir pelo que você REALMENTE quer. Seja o que for para quem for onde for quando for. Marcelo, um amigo, fechou o melhor negócio da vida dele porque ele simplesmente ligou para o cara na hora que ninguém liga no dia que ninguém liga para falar o que ninguém tem o HÁBITO de falar, "Sr. Cliente-Muito-Importante, Você tem 5 minutos para ouvir algo sobre a sua empresa que você não sabe?".

Os marketeiros torram o dinheiro da empresa para fazer folhetos multi-páginas-multi-coloridos-muito-fotos-multi-grossos mas esquecem de colocar no final do folheto uma pergunta, uma provocação, um cartão-resposta PEDINDO ao cliente para DIZER o que ele quer fazer e quando.

Os vendedores cansam o cliente com apresentações SONOLENTAS sobre benefícios, características, novidades-velhas, blá-blá-blá mas esquecem de terminar a conversa PEDINDO ao cliente uma DATA, um HORÁRIO para fechar o negócio. O que você REALMENTE quer? PEÇA!!! Eu tenho mais o que fazer, eu vou esquecer de você, eu vou esquecer dos seus produtos, propostas, e objetivos de vida, portanto, PEÇA!!! PEÇA!!! PEÇA!!!

Encare a realidade do mundo imperfeito, ninguém lembra de você, e do que você disse, portanto, levante a mão, e PEÇA o que você quer!!! AGORA!!!

NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA!

terça-feira, 17 de janeiro de 2006

Acidente na Construção Civil

Caso verídico julgado no Tribunal de Cascais,Portugal. - Carta de um segurado, endereçada à Cia. Seguradora que não queria pagar as despesas referentes ao seu acidente.

Exmos. Senhores,

"Sou assentador de tijolos em obras aqui em Cascais. No dia do acidente, estava eu sozinho a assentar tijolos no telhado de um edifício de 6 andares.

Quando acabei o serviço, vi que tinham sobrado diversos tijolos. Como não sou burro, ao em vez de os levar à mao, decidi desce-los dentro de um barril, com a ajuda de uma roldana, a qual estava fixada na parte externa do edifício. Subi o barril com uma corda que foi bem amarrada no térreo (fazendo uma redução de segurança), fui ao telhado, e coloquei os tijolos no barril. Voltei ao térreo, desatei a corda e segurei-a com bastante força. Neste momento, começaram os problemas que deram origem ao acidente.

Ocorre que, como o barril estava a pesar 350 kg. e eu peso apenas 85 kg., fui içado do chão a grande velocidade. Devido à minha surpresa, perdi a presença de espírito e esqueci-me de largar a corda.

Enquanto o barril descia eu subia. Na proximidade do terceiro andar, dei um encontrão com o barril pesando 350 kg. que vinha a descer. Acho que fica claro para os Srs. como tive a fratura do crânio e da clavícula.

Continuei a subir a uma velocidade ligeiramente menor, não tendo parado até os nós dos dedos de minha mão estarem completamente instalados na roldana. Por este motivo os ferimentos e fraturas dos dedos. Felizmente, sem perder a presença de espírito, pois estava do lado de fora do edifício, apesar das fortes dores, continuei-me agarrado firmemente à corda. Neste mesmo momento, porém, o barril de tijolos batia ao chão, espatifando o fundo. Ora pois, sem os tijolos em seu interior, o barril, que agora pesava apenas 25 kg., começou a subir e, como os Srs. podem imaginar, comecei a descer rapidamente. Próximo ao segundo andar, encontrei-me novamente com o maldito barril já espatifado, o que explica a natureza dos tornozelos partidos e das lacerações nas pernas. Graças a Deus o encontro com o barril, diminuiu a velocidade de minha queda, minimizando meus sofrimentos e quando cai sobre os tijolos, felizmente só quebrei 3 vértebras.

Lamento, no entanto, confessar-lhes que, enquanto me encontrava caído ao solo sobre os tijolos, com muitas dores e incapacitado de me levantar, perdi a presença de espírito e larguei a corda. Como os Senhores agora já sabem, o barril pesava mais que a corda e desabou a uma velocidade vertiginosa em cima de mim partindo-me as duas pernas.

Espero ter-lhes dado explicações satisfatórias do meu acidente, e peço indenização pela Seguradora."


Será verdade mesmo???